Liz Muller: «O retalho é como uma ciência»

A luz, a música ambiente ou até mesmo o tamanho das cadeiras podem ser factores decisivos para atrair ou afastar os clientes de uma loja. Quem o garante é Liz.

Texto de Daniel Almeida

Fotografia de João Mestre

Antiga vice-presidente de Design e Inovação da Starbucks, Liz Muller foi uma das principais responsáveis pela transformação e modernização da marca de retalho. Durante 15 anos, a designer natural dos Países Baixos liderou a visão, o conceito e a estratégia das lojas da companhia norte-americana à escala global, tendo sido uma espécie de braço-direito do CEO, Howard Schultz, no que toca a colocar as suas ideias e sonhos em prática. Nesse sentido, foi, entre outros, responsável pelo desenho do conceito Starbucks Reserve Roasteries, espaços dedicados a uma experiência completa em torno do café, com presença em localizações como Seattle (EUA) – onde foi inaugurada a primeira coffee shop do género, em 2013 –, Tóquio (Japão) e Milão (Itália). Instrumental para a reestruturação do Departamento de Design da companhia, Liz Muller foi considerada, em 2013, a 12.ª pessoa mais criativa do mundo, pela revista “Fast Company”.

Para ler o artigo na íntegra consulte a edição de Julho de 2022 da revista Marketeer.

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