TransforMAR volta a 20 praias de Portugal para sensibilizar os portugueses para a economia circular

A iniciativa do Lidl e do Electrão TransforMAR está de volta às praias portuguesas este Verão para sensibilizar os banhistas para os princípios da economia circular ao dar uma nova vida aos resíduos recolhidos, transformando-os em têxteis e obras de arte.

Em parceria com a Brigada do Mar, Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), Agência Portuguesa do Ambiente (APA), Marinha e Quercus, o ponto de recolha de resíduos estará presente em 20 praias de Norte a Sul do País, desafiando os portugueses a darem um destino adequado às embalagens de plástico e metal enquanto usufruem do seu tempo na praia.

Além destas 20 praias, foram identificadas zonas de elevado risco de contaminação dos oceanos, onde o projecto já está a actuar através de acções de limpeza na costa portuguesa, com o apoio da Brigada do Mar. Adicionalmente, nesta edição do projecto, a Marinha irá, em conjunto com a Polícia Marítima, realizar uma acção de limpeza e recolha de rede de pesca em alto mar.

Nesta 5.ª edição do projecto, os resíduos recolhidos passíveis de serem reciclados serão transformados em têxteis fabricados em Portugal. Também o plástico e resíduos não passíveis de serem reciclados serão reaproveitados através da criação de esculturas, pela artista plástica portuguesa Soraia Domingos, localizadas no Norte (Matosinhos), Centro (Nazaré) e Sul (Portimão) do País.

«O projecto TransforMAR tem sido fundamental para o desenvolvimento da nossa missão de sensibilizar a população para um consumo mais sustentável e para reforçar o nosso compromisso em cuidar do planeta. Totalizando 110 toneladas de plástico já recolhidos nas últimas quatro edições, o TransforMAR permite contribuir, paralelamente, com um benefício directo para a comunidade, já que segue os princípios da economia circular», explica, em comunicado, Elena Aldana, directora de Assuntos Públicos, Comunicação e ESG do Lidl Portugal.

Artigos relacionados