O poder da gamificação como ferramenta de Marketing

Por Pablo Rueda Salgado, Sales & Partnerships director Iberia na Selligent Marketing Cloud

Com os consumidores cada vez mais exigentes, as marcas precisam de ir além das estratégias tradicionais para oferecer aos consumidores aquilo que eles realmente procuram: experiências relevantes capazes de os envolver e motivar. O ser humano, por natureza, gosta de completar desafios, atingir objectivos e receber recompensas – o que se torna evidente se considerarmos que, a nível global, existem cerca de mil milhões de jogadores online, número que continua a crescer exponencialmente ano após ano. Como tal, a utilização destes elementos na estratégia de marketing das marcas tornou-se uma das melhores formas de enriquecer e melhorar a experiência do cliente.

Assim sendo, a gamificação tem vindo a ganhar uma grande relevância na área do Marketing e é cada vez mais utilizada por diferentes marcas em todo o mundo. Numa sociedade em que os consumidores parecem estar a perder interesse nas formas de publicidade tradicionais, as marcas estão agora a olhar para esta tendência como uma ferramenta de Marketing, utilizando-a para envolver os consumidores de forma divertida e acessível, para se tornarem mais relevantes e prepararem o futuro.

A essência da gamificação é aplicar elementos e técnicas de jogos num ambiente que não é um jogo, para proporcionar aos consumidores uma experiência divertida, desafiante, relaxante e envolvente. Utiliza missões, histórias e “medalhas” que os utilizadores podem alcançar se interagirem com uma marca, produto ou serviço.

Um exemplo de gamificação é a barra no LinkedIn que indica a percentagem do nosso perfil que já está preenchida. Como utilizador, vamos querer “vencer” e completar os 100%. Enquanto ferramenta de Marketing, a gamificação traz diversas vantagens, na medida em que a experiência de utilizador que oferece estimula o comportamento do consumidor e tem impacto directo nas vendas, no número de subscritores e na lealdade à marca.

A gamificação não é uma tendência – é o futuro

A Geração Z constitui quase um terço da população mundial. Nos Estados Unidos, os videojogos são a actividade de lazer mais importante para os consumidores desta geração, enquanto ver televisão e filmes, por exemplo, surge apenas em quinto lugar. Assim sendo, para se manterem a par das experiências deste público-alvo e serem relevantes para ele, as marcas e os marketeers devem utilizar as técnicas de gamificação a seu favor.

Um relatório do Digital Marketing World Forum (DMWF) indica que 60% dos consumidores está mais inclinado a fazer uma compra se esta se apresentar sob a forma de um jogo divertido. A gamificação satisfaz a necessidade das pessoas de obter recompensas, superar níveis e, acima de tudo, competir. Para as marcas, representa uma forma de construir relações a longo prazo com o público-alvo e influenciar o seu comportamento de compra e também de alcançar os mais jovens com maior facilidade.

Neste sentido, as soluções de Marketing Omnicanal, alimentadas por Inteligência Artificial (IA) e dados em tempo real podem ser utilizadas para ajudar a aumentar o impacto das técnicas de gamificação criativa das marcas. A IA ajuda a determinar para quem enviar cada tipo de jogo e quando é mais oportuno fazê-lo, para além de ajudar a assegurar que o conteúdo de gamificação é entregue à pessoa certa, no nível certo e no momento certa. A automação de Marketing pode ajudar a interpretar os jogos criados, a reagir aos resultados e ao envolvimento que estes geraram e a optimizar as respostas dos clientes aos conteúdos de gamificação – tudo isto em tempo real.

Em suma, as marcas devem ter em conta que as formas de publicidade tradicionais já não influenciam de forma significativa o comportamento do consumidor. Os jovens, em particular, são cada vez mais difíceis de alcançar através dos canais tradicionais e, sendo este um público-alvo extremamente relevante, as marcas devem ser cada vez mais criativas para apelarem realmente aos seus potenciais consumidores. Recorrendo à gamificação, os marketdeers podem penetrar num segmento totalmente novo e conectar os consumidores mais jovens à marca de forma acessível, estimulando o seu comportamento de consumo.

No contexto actual, a gamificação tornou-se uma ferramenta essencial que deve ser tida em conta no presente e também nos próximos anos, evidenciando o poder da tecnologia para optimizar as relações entre as marcas e os seus clientes.

Artigos relacionados