Prévoir: Há 110 anos a trabalhar por “um melhor amanhã, agora”
Tendo uma clara identificação com valores fortes e à dimensão humana, tais como a responsabilidade, a segurança, a prudência, a escuta, a proximidade e a perseverança, a Prévoir é uma seguradora especialista na protecção das pessoas. «São elas que orientam todo o negócio e visão estratégica, pelo que a empresa assume a segurança dos clientes como a sua maior prioridade. “Um melhor amanhã, agora” reflecte este posicionamento e a vocação em preparar o futuro, no presente, garantindo soluções de previdência adequadas a cada contexto pessoal e familiar», salienta Eugénia Branco, responsável de Comunicação e Marketing da Prévoir.
A visão da Prévoir passa por propor soluções de previdência, saúde, reforma, poupança e seguro para crédito habitação, para fazer face às oscilações da vida, tais como a interrupção de trabalho, invalidez, hospitalização, doença grave, perda de autonomia ou morte. E é assim desde a sua génese, há mais de 110 anos, com uma missão assente no compromisso diário de assegurar o futuro dos seus clientes (particulares ou empresas) e o sucesso nos seus projectos de vida, explica a responsável.
«Fazemos parte de um grupo centenário, o Groupe Prévoir, especialista neste tipo de seguros, com uma solidez financeira e independente da banca e que alcançou mais de 580 milhões de euros em volume de negócios em 2020. Desde 2019, a nossa casa mãe alargou a sua oferta e canais de distribuição com a aquisição de empresas que contribuem para o seu projecto de transformação digital. A sucursal portuguesa tem assim um conjunto de sinergias muito positivas para o seu próprio plano estratégico dos próximos anos», garante Eugénia Branco.
A Prévoir actua de forma distinta, através da distribuição dos seguros por uma ampla rede de agentes e parceiros orientados para o ramo vida e não vida (saúde), não bancária. «São conhecedores profundos deste tipo de soluções e são uma mais-valia extraordinária na hora de aconselhar os clientes.» Como uma seguradora de proximidade e de aconselhamento individualizado, tem desenvolvido uma rede que permite uma ampla abrangência no território nacional.
ACONSELHAR OS CLIENTES
É através do aconselhamento do agente adaptado à situação de cada cliente que a Prévoir consegue optimizar a protecção, para cada etapa da vida. Para o cliente, o seu agente trata dos seus seguros de vida, mas também do seguro automóvel, multirriscos habitação, dos seus negócios, etc. Existe uma relação muito mais abrangente que sustenta a confiança no agente e na escolha deste nas seguradoras com as quais colabora.
Ciente da importância que os parceiros de negócios têm na actividade, a Prévoir potencia o crescimento dos seus agentes desde o momento inicial, através da Academia de Novos Agentes Comerciais e depois com a disponibilização de formação.
Pela sua dimensão, a Prévoir tem a vantagem de ser flexível e de poder adaptar as equipas às alterações que se impõem pela evolução do mercado, das novas tecnologias e do quadro de regulamentações. «Somos uma empresa “de dimensão humana”, ou seja, conseguimos ter uma postura não robotizada e, pelo contrário, muito próxima dos nossos stakeholders, colaboradores, parceiros e clientes.» Agregado ao investimento em capital humano especializado, a adequação das soluções de protecção à realidade dos portugueses tem sido outro dos aspectos essenciais na actividade da Prévoir. O alargamento da actividade aos seguros de saúde reflecte esta postura.
Ainda no início deste ano, inovaram com as novas versões do Prévoir Solução Total e do Prévoir Soluções Vida, para que fiquem em sintonia com as necessidades mais actuais de previdência. «Temos trabalhado também na transformação digital da nossa empresa e isso já nos permite também olhar para o nosso negócio de outra perspectiva, sendo que queremos conhecer ainda melhor os nossos clientes e a sua jornada connosco desde o 1.º contacto com o agente até ao eventual pagamento de sinistro», conta a responsável de Comunicação e Marketing.
ORDEM PARA DIGITALIZAR
Eugénia Branco lembra que a digitalização é uma realidade incontornável em todos os sectores e tem vindo a operar fortes mudanças no sector dos seguros. E tendo a Prévoir, no seu plano estratégico, a inovação e a tecnologia como factores-chave para o desenvolvimento sustentável do negócio, aposta em acompanhar, na linha da frente, todo este “novo mundo”. A constituição de um departamento dedicado ao tema da Inovação permitiu alavancar esta área e dar passos largos, rumo à implementação de soluções tecnológicas que permitem potenciar a experiência dos clientes e dos nossos agentes.
Em 2021, lembra Eugénia Branco, deu-se um grande passo na área da digitalização da empresa, com a implementação das assinaturas digitais dos contratos. Recentemente, uma nova solução tecnológica apresentada permite automatizar o processo de subscrição da solução vida crédito habitação – Prévoir Vida Domus –, e diminuir os tempos de resposta ao cliente, através de uma análise de risco (saúde e profissional) imediata e totalmente transparente para o consumidor.
ABRAÇAR OS DESAFIOS DO MOMENTO
As metas traçadas pela Prévoir no plano estratégico para 2022 foram ambiciosas, mas a empresa sente que estão reunidas as condições para se assumir este compromisso. A orientação ao cliente continua a ser vital. Para além do alargamento da rede de agentes, a Prévoir está a fazer uma grande aposta na implementação de soluções de apoio à melhoria do serviço ao cliente. A par disso, o desenvolvimento do marketing regional permitirá, também, que estejam mais próximos dos portugueses.
Mas a empresa está ciente de que o momento que se vive é desafiante. Num contexto pós-pandémico e com um conflito internacional às portas da Europa, a inflação está a aumentar o custo de vida. Este clima de instabilidade tem reflexos no nível de confiança dos consumidores. As alterações climáticas e o envelhecimento da população são outros factores.
Inversamente, sublinha Eugénia Branco, «temos constatado que os portugueses estão mais conscientes da importância do equilíbrio entre a saúde física e a mental e procuram, cada vez mais, soluções que permitam a protecção adequada e o bem-estar financeiro». Num mercado tão concorrencial, a resposta da Prévoir face aos desafios é conseguir dar uma solução rápida – mas com qualidade – às exigências de cada contexto. Algo só possível através da escuta activa do cliente, do mercado e da procura permanente de seguros flexíveis, competitivos e que dêem uma resposta ágil aos desafios.
CONSUMIDOR MAIS INFORMADO
«A realidade é muito dinâmica, pelo que estamos a trabalhar, diariamente, em novos projectos que permitem tornar a Prévoir ainda mais ágil e flexível, face às necessidades individuais de cada cliente.» A experiência do consumidor é um dos grandes focos do plano estratégico da Prévoir. As soluções tecnológicas idealizadas vão no sentido de encaminhar o cliente nos vários pontos de contacto com a empresa – seja na descoberta dos seguros mais adequados para si, na subscrição ou na gestão diária do seu seguro. Eugénia Branco garante que o acompanhamento constante da inovação no sector dos seguros e um trabalho muito próximo com parceiros tecnológicos auxiliam na implementação de soluções robustas, dinâmicas e céleres. Até porque o cliente está, cada vez mais, ciente das suas prioridades e entende, de uma forma mais clara, os benefícios associados ao tipo de seguros desenvolvidos pela Prévoir.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Seguros”, publicado na edição de Maio (n.º 310) da Marketeer.