Daniela Melchior dá a cara pela transição energética da EDP: «É uma relação que espero que perdure»

Foi Ratcatcher II em “Esquadrão Suicida”, prepara-se para integrar o elenco de “Guardiões da Galáxia” e, pelo meio, apresenta-se hoje como o rosto da nova grande campanha institucional da EDP. Daniela Melchior dá vida às preocupações ambientais da energética portuguesa, num filme institucional que dá a conhecer uma das grandes ambições da EDP: ser 100% verde até 2030.

Lançada na sequência do rebranding da marca, desvendado na última semana, a campanha “We Choose Earth – Nós Escolhemos a Terra” será divulgada em todos os mercados onde a EDP está presente. Televisão, plataformas digitais, imprensa e cinema são os meios escolhidos para promover o novo capítulo da EDP, focado na transição energética.

«Quando tive mais detalhes sobre o texto e sobre os planos, fiquei muito surpreendida, não só porque percebi logo que o filme ia ficar lindo, mas também por este compromisso e acto de coragem da EDP», conta Daniela Melchior, em entrevista à Marketeer.

A campanha foi desenvolvida e gravada em Portugal, com todos os envolvidos a percorrer vários quilómetros do País para encontrar as paisagens perfeitas. Com criatividade da Havas Lisboa e produção da Casper Films, o projecto publicitário conta ainda com música original assinada pelo baterista e produtor Fred Ferreira.

Para a EDP, o convite lançado a Daniela Melchior prende-se com o facto de a actriz representar o caminho feito pela empresa nos últimos 40 anos. Começou em Portugal, mas hoje está em 28 mercados e é a quarta maior produtora de energia eólica a nível mundial.

Daniela Melchior, que aos 25 anos se vê com um lugar conquistado em Hollywood, não é estranha ao mundo da publicidade, tendo já colaborado com várias marcas, antes mesmo de iniciar a carreira de actriz. Esta é, porém, a primeira campanha com esta dimensão e em que Daniela Melchior assume tanto protagonismo. Sendo cada vez mais cobiçada a nível internacional, o que levou, então, a que dissesse “sim” à EDP? «A mensagem foi o mais importante, o conceito», garante-nos, sublinhando que não pensou duas vezes em aceitar.

Durante a produção, todos os pormenores foram pensados de forma a evidenciar a mudança na EDP, incluindo o guarda-roupa: «Tudo, hoje em dia, envia uma mensagem», frisa Daniela Melchior, afirmando que os jogos de cores não são ao acaso. «Foi todo um processo de colaboração. Gostei muito do facto de a produção estar em comunicação com a agência, com a EDP e comigo, de haver esse diálogo de grupo porque quantas mais cabeças, melhor. E o resultado ficou mesmo muito bonito e a mensagem é excelente.»

O poder do reconhecimento

Daniela Melchior soma mais de 970 mil seguidores no Instagram, uma audiência vasta que lhe permite chegar a muitas pessoas. «Quanto mais público vou tendo, mais sinto essa urgência de usar a minha voz para o que é importante», refere a actriz, comentando que quem a segue nas redes sociais está habituado a que tenha uma voz activa sobre vários temas.

É o que acontece com a EDP e com a transição energética, causa em que Daniela Melchior acredita. Além disso, o facto de o seu público ser cada vez mais internacional também poderá ser útil para a EDP impulsionar a sua filosofia em todos os territórios onde opera. «Espero mesmo que os meus fãs por todo o Mundo – e já começo a ter esse feedback – tenham curiosidade e concordem com a urgência da mensagem da campanha», até porque o foco é mesmo esse. «Não há um produto específico, é muito uma mensagem associada à marca. Por isso, acho que as pessoas que me seguem não vão estranhar.»

Sobre a possibilidade de alargar a colaboração com a EDP a outros momentos, Daniela Melchior deixa a porta aberta: «Por enquanto, este é um primeiro passo e a campanha vai rodar, durante bastante tempo. Mas foi uma porta que se abriu e uma relação que começou agora e que espero que perdure por muito tempo porque, de facto, os nossos valores e os nossos ideais são os mesmos.»

Texto de Filipa Almeida

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