AP Hotels & Resorts: Ambição renovada para o Verão

Depois de cerca de seis meses encerrado, o hotel AP Cabanas Beach & Nature, em Tavira, no Algarve, reabriu as portas no passado dia 8 de Abril, desta feita com um conjunto de novidades que promete surpreender e melhorar a experiência dos hóspedes que decidam rumar ao principal destino de férias nacional.

O Grupo AP Hotels & Resorts, que detém esta unidade e outras cinco na região algarvia, aproveitou o período em que o AP Cabanas Beach & Nature esteve encerrado – depois de ter estado em operação no Verão de 2021 – para realizar algumas obras de melhoramento do hotel. Desde logo, redefinindo alguns espaços comuns (como esplanadas), mudando e acrescentando mobiliário (maioritariamente exterior) e criando um novo programa de actividades de animação. Neste relançamento, a unidade hoteleira surge ainda equipada com um novo restaurante, designado Grill, e com nada menos do que 70 novos quartos.

«A abertura em plena pandemia no Verão de 2021 foi um desafio, mas serviu de rampa de lançamento da unidade. No fundo, foi um ano zero que nos permitiu montar uma operação de forma tranquila e sem a pressão de “casa cheia”. Dito isso, permitiu- nos usar este tempo de encerramento para limar arestas», explica Lino Martins, director Comercial da AP Hotels & Resorts. «Teremos para a operação de 2022 um hotel bem mais completo, consolidado e testado. No fundo, estamos melhor preparados para fazer face às exigências dos nossos clientes», assegura.

O AP Cabanas Beach & Nature é um hotel adults friendly (onde a idade mínima dos hóspedes é de 14 anos) com opção de regime de tudo incluído. O hotel conta com cinco tipologias de quartos (classic twin, classic twin vista piscina, classic twin vista piscina/ria, large e premium), salas de conferências, spa com circuito de jacuzzi, três restaurantes e um rooftop com uma vista desafogada e deslumbrante.

De resto, apesar de todas as novidades, o que nunca muda no AP Cabanas Beach & Nature é a sua localização ímpar, ou não estivesse o hotel encostado à Ria Formosa e à pitoresca vila de Cabanas de Tavira, tendo uma forte ligação à natureza e à sustentabilidade.


UM EXEMPLO DE SUSTENTABILIDADE

Pela sua localização única e privilegiada junto ao Parque Natural da Ria Formosa, o AP Cabanas Beach & Nature apresenta um conceito muito ligado ao ambiente e à sustentabilidade. Esta unidade hoteleira ostenta a classificação energética global de A+, tem um sistema de aproveitamento de águas pluviais, utilização de energia térmica, 100% de iluminação LED de alto rendimento, entre outras medidas.


COMER BEM E RELAXAR

Além dos restaurantes Ria (com enfoque nos produtos regionais e da Ria Formosa) e Flor de Sal (buffet clássico, com influências portuguesas e internacionais), o AP Cabanas Beach & Nature apresenta então agora o Grill, um novo conceito de restauração que vem melhorar a experiência e o conforto dos clientes, que passam agora a poder optar por três escolhas diferenciadas.

No Grill, o conceito varia ao almoço e ao jantar: ao almoço, é servido um buffet com muita variedade e foco nas saladas e grelhados de peixe e carne, ou seja, um menu mais light; já ao jantar, tem lugar um serviço mais clássico, servido à mesa tipo rodízio, com opções de carne, peixe e respectivos acompanhamentos, incluindo bebidas. «Pretendemos, pois, oferecer um serviço de maior qualidade, onde não se esquece e privilegia a qualidade dos produtos», frisa Lino Martins, acrescentando que o serviço de jantar está sujeito a reserva.

A par da nova aposta gastronómica, o renovado AP Cabanas Beach & Nature disponibiliza ainda um novo serviço de spa sob a marca exclusiva AP Elements, que conta com uma vasta gama de tratamentos, rituais e técnicas inovadoras. Além das salas de tratamento, os hóspedes poderão desfrutar de jacuzzi, sauna, banho turco, zonas exteriores e interiores de relaxamento e uma piscina. Tudo isto num ambiente tranquilo, com aromaterapia espalhada ao seu redor, com bastante luz natural e vista para a natureza e a Ria Formosa.

Esta aposta no conceito AP Elements (que está já implementado em quase todas as unidades do grupo hoteleiro) vai ao encontro da tendência de crescimento do segmento wellness, que é cada vez mais valorizado pelos hóspedes e tem já um peso determinante no processo de decisão. Nesse sentido, o Grupo AP Hotels & Resorts tem realizado investimentos significativos nesta área, dotando as suas unidades de zonas wellness. «De facto, o segmento wellness vai muito mais além de spas, recuperações, tratamentos, massagens ou aromaterapia. É um complemento cada vez mais procurado para compor as férias dos clientes, sendo que, por vezes, é mesmo a motivação principal da viagem», salienta Lino Martins. De acordo com o director Comercial do grupo, esta é uma tendência que tem vindo a acelerar desde o início da pandemia de Covid-19, sendo «uma temática que está associada também a terapias alternativas, ao desenvolvimento pessoal e a uma alimentação e estilo de vida mais saudáveis».

Ainda ao nível dos serviços, desde o início da pandemia que o Grupo AP Hotels & Resorts tem vindo a reforçar o investimento na digitalização, reflectindo-se na colocação de QR Codes nos directórios das unidades e nos menus, em novos balcões de self check-in e num novo website. O grupo está ainda a trabalhar no desenvolvimento de uma aplicação móvel que permitirá a gestão cada vez mais automatizada, não só da compra de serviços dentro das unidades, como da reserva de serviços de restaurante, spa, realização de check-in antecipado, entre outras inovações.


REGRESSAR AOS NÍVEIS PRÉ-PANDEMIA

Além do renovado AP Cabanas Beach & Nature, o Grupo AP Hotels & Resorts conta com mais cinco unidades hoteleiras distribuídas pelo Algarve: o AP Adriana Beach Resort (na Praia da Falésia, Albufeira), oferecendo igualmente regime tudo incluído; o AP Victoria Sports & Beach (também junto à Praia da Falésia), focado na prática desportiva; o AP Eva Senses (Faro), indicado para quem procura combinar trabalho e lazer; o AP Maria Nova Lounge (Tavira) e o AP Oriental Beach (Praia da Rocha, Portimão), ambos com um conceito adults friendly, em que se privilegia o conforto e o descanso.

Com um total de 1200 quartos disponíveis, a estratégia do Grupo AP Hotels & Resorts passa assim por oferecer produtos completamente diferentes e com conceitos distintos, espraiados entre o Barlavento e o Sotavento algarvio.

Ancorado nesta diversidade, o Grupo AP Hotels & Resorts tem, como objectivo para 2022, «crescer de forma sustentada e consolidada» e igualar, pelo menos, os resultados de 2019 (o período pré-pandemia, que serve de referência para o sector). Por enquanto, o grupo está no caminho certo: depois de uma Páscoa positiva em que as suas seis unidades «estiveram ou completas ou muito perto disso», neste momento os resultados situam-se, year on year, 5% acima de 2019. «Estamos numa dinâmica de claro crescimento e com um suporte muito importante que é o preço médio. O Grupo AP Hotels & Resorts teve a capacidade de nestes dois anos de pandemia continuar a investir e a melhorar os seus produtos, o que nos permite manter um crescimento neste indicador fundamental e atingir os nossos objectivos», sublinha Lino Martins.

Até pela tipologia e localização dos seus hotéis, o grupo tem, por norma, muita procura, além de clientes nacionais, de grupos de turistas provenientes dos mercados espanhol, inglês, alemão e Benelux, que têm dado uma boa resposta e mostrado sinal de recuperação. «Perspectiva-se um regresso e/ou superação dos valores registados em 2019 dos principais mercados emissores para o Algarve, mas com a clara noção de que muitos clientes nacionais, que elegeram o Algarve e as unidades do Grupo AP Hotels & Resorts para as suas férias de Verão nestes últimos dois anos, vão repetir em 2022», afiança.


E
ste artigo faz parte do Caderno Especial “Turismo”, publicado na edição de Maio (n.º 310) da Marketeer.

Artigos relacionados