MoMa com curador português

MoMaO arquitecto português Pedro Gadanho vai ser o curador de Arquitectura Contemporânea no Departamento de Arquitectura e Design do Museu de Arte Moderna (MoMA) de Nova Iorque, noticia o Público. O arquitecto, escolhido num concurso internacional lançado pelo museu, terá a seu cargo a direcção, a partir de Janeiro, do sector das exposições e aquisições, bem como do de Jovens Arquitectos.

Nascido em 1968 o arquitecto, natural da Covilhã, formou-se na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), onde lecciona actualmente. É mestre em Arte e Arquitectura pelo Kent Institut of Arts and Design, em Inglaterra. A sua actividade profissional tem-se dividido entre a docência e a profissão de arquitecto, respondendo também pelos papéis de curador, crítico, investigador e editor. Colaborador regular de várias publicações internacionais, o curador tem no seu currículo a responsabilidade pela instalação “Metaflux” na Bienal de Veneza de 2004.

Comissariou as exposições “Post. Rotterdam”, para a Porto 2001, “Space Invaders”, para o British Council de Londres e “Pancho Guedes, um Modernista Alternativo”, para o Museu da Arquitectura da Suíça. Integrou ainda a direcção da ExperimentaDesign, em 2003 e 2004.

Recentemente publicou o livro “Arquitectura em Público”, com chancela Dafne, que fixa a sua tese de doutoramento na FAUP. Trata-se de um estudo sobre a atenção mediática à Arquitectura durante década e meia nas páginas de vários media.

Nas mãos tem actualmente o concurso internacional “Performance Architecture” para Guimarães 2012, a decorrer até Janeiro, com vista à selecção de propostas de intervenção temporária no espaço urbano.

Artigos relacionados