De Halsey a Florence Welch: artistas queixam-se de serem obrigados a tornarem-se virais no TikTok
O TikTok tem demonstrado ser uma poderosa ferramenta de divulgação dos trabalhos artísticos, tanto de nomes já conhecidos do público como de outros que o passaram a ser entretanto. Contudo, nem tudo é um mar de rosas no que diz respeito aos temas “redes sociais” e “fama”.
De acordo com diversos cantores, tais como Halsey, Charli XCX, FKA Twigs e Florence Welch, os seus managers e produtoras têm-nos pressionado para que se tornem virais nesta rede social e que criem música que possa ser um sucesso no TikTok.
«Basicamente, tenho uma música que adoro e que quero lançar o mais rapidamente possível, mas a minha editora não me deixa. Estou na indústria há oito anos e já vendi 165 milhões de discos e a minha produtora diz que não posso divulgar a faixa a não ser que consiga criar um momento viral falso no TikTok», escreve Halsey na legenda de um vídeo publicado na rede social onde revela alguns segundos da música em questão.
@halseyI’m tired♬ original sound – Halsey
Publicado domingo passado, o vídeo conta com mais de oito milhões de visualizações desde então, mas a editora responsável pelas produções musicais de Halsey, a Astralwerks, ainda não se pronunciou sobre o assunto.
Porém, ainda que muitos fãs estejam do lado dos seus artistas favoritos, outros internautas recorrem às plataformas sociais para levantar outra questão: poderá tudo não passar de uma estratégia de marketing?
I feel like “the label is making me” thing is also just a format that artists trying to go viral use https://t.co/K8l8htzw2p
— Taylor Lorenz (@TaylorLorenz) May 23, 2022