O realizador de “Top Gun: Maverick” esteve em Portugal… através de um holograma
O realizador do filme “Top Gun: Maverick”, Joseph Kosinski, esteve ontem em Portugal, percorrendo os mais de 1500 quilómetros que separam Londres de Lisboa em milissegundos através de um holograma em 5G.
A iniciativa foi levada a cabo pela NOS e envolveu a participação de mais de 100 pessoas entre Lisboa, Londres e Los Angeles, permitindo que a audiência em território nacional interagisse em tempo real com um dos filmes mais aguardados do ano.
Em Londres, recorreu-se à montagem de um cenário de palco composto por uma substância de nanotubos de carbono – Vantablack – conhecida como a “substância mais escura do mundo”, capaz de absorver mais de 99,9% da luz. As imagens foram captadas com recurso a uma câmara 4K HD e transmitidas de forma instantânea em Portugal, através da rede 5G da NOS. Em Lisboa, a imagem foi transmitida em resolução Full HD 1080, com recurso a codecs HD de alta velocidade.
«A NOS deu mais um importante passo na concretização do 5G em Portugal. Graças às infinitas possibilidades desta tecnologia, foi possível encurtar distâncias, aproximar pessoas e tornar real o que até agora parecia impossível. Ver Joseph Kosinski interagir com uma sala repleta de pessoas, e sentir a sua presença como se estivesse realmente aqui, foi absolutamente fascinante. Isto é o verdadeiro poder da tecnologia e é para proporcionar este tipo de experiências que trabalhamos todos os dias», afirma, em comunicado, Jorge Graça, CTO da NOS.