Neste museu pode-se tocar nas obras de arte… Para detectar cancro

São claros os avisos nos museus lembrando-nos que não podemos tocar nas obras de arte, mas no Hispanic American Museum of Art Isaac Fernández Blanco, em Buenos Aires, a realidade é outra. Durante um curto período de tempo, os visitantes deste museu argentino foram convidados a quebrar as regras por um bem maior: a prevenção do cancro da mama.

Na base deste desafio esteve a campanha “The Art of Self-Examination”, que apelava ao auto-exame uma vez por semana. Por isso mesmo, os visitantes tiveram oportunidade de tocar nos quadros do museu também uma vez por semana – designadamente, aqueles em que surgem seios, já que a missão seria detectar alterações como nódulos.

De acordo com o site DesignTaxi, a campanha, promovida pela organização sem fins lucrativos Macma e com criatividade da agência David Buenos Aires, coloca a arte clássica ao serviço da saúde, através de réplicas que representam problemas identificados pela comunidade científica nas obras originais. Uma investigação publicada na The Lancer sugere que mulheres em quadros como “Bathsheba Holding King David’s Letter”, de Rembrandt, ou “The Portrait of a Young Woman”, de Rafael, mostram sinais de cancro da mama.

Artigos relacionados