Grupo Allianz antecipa neutralidade carbónica para 2030
2020 era o ano inicialmente apontado pelo Grupo Allianz para atingir a neutralidade carbónica. No entanto, o grupo anunciou que vai acelerar as metas climáticas das suas operações em todos os países e a antecipar o cumprimento do objectivo já para 2030.
«Tendo em conta a actual situação geopolítica, o fornecimento de energia para as famílias e empresas deve ser reorientado a curto prazo. Os decisores políticos devem agora trabalhar em conjunto com a comunidade empresarial para definir condições que permitam o planeamento e a aceleração das energias renováveis a nível mundial. Sem nunca perder o foco das graves consequências das alterações climáticas. Com estas novas directrizes, Allianz reforça a sua promessa de contribuir para uma descarbonização ordenada da economia», afirma Günther Thallinger, membro do Conselho de Administração da Allianz SE, Gestão de Investimentos e Sustentabilidade.
O novo anúncio faz com que sejam necessárias também novas regras e limitações na emissão de novos seguros e no investimento em projectos e negócios associados à exploração de petróleo e gás, já a partir de 2023. No próximo ano, o grupo quer garantir, por exemplo, o consumo de electricidade 100% renovável, através da transição da frota automóvel. A Allianz Portugal já cumpre este requisito desde 2020.