29% dos consumidores não acredita nas afirmações sustentáveis das marcas
Quase um terço dos consumidores (29%) acredita que as marcas recorrem a afirmações de sustentabilidade como forma de se posicionarem positivamente junto dos clientes. Por outro lado, apenas 22% crê nas intenções das empresas relativamente à sua pegada de carbono no planeta.
As conclusões são de um estudo da fornecedora de soluções tecnológicas a retalhistas Bazaarvoice, que revela ainda uma elevada consciencialização dos consumidores no que diz respeito ao impacto, por exemplo, da fast fashion no ambiente (77%).
Contudo, são vários os obstáculos enumerados que impedem os inquiridos de fazer escolhas mais amigas do planeta. O preço/valor dos produtos é a barreira mais enunciada pelos consumidores: quase dois terços (62%) referem que os preços mais altos de artigos ecológicos impedem a sua aquisição e 44% afirma que não consegue pagar a diferença de valor dos produtos “verdes”. Outro obstáculo referido é a acessibilidade a estes produtos.
Um dos métodos ao qual as marcas podem recorrer para ajudar os clientes a ultrapassar estas dificuldades é o incentivo a comportamentos sustentáveis. A maioria dos inquiridos no estudo (83%) diz que é mais provável fazer uma mudança de hábitos se lhes forem oferecidos descontos por participarem em projectos de reciclagem, por exemplo.