Poster Mostra volta às ruas de Marvila para democratizar o meio publicitário mais antigo
O Poster Mostra está de volta às ruas de Marvila, em Lisboa, para democratizar a arte em torno do mais antigo meio publicitário: o poster. O projecto, desenvolvido com a curadoria do Departamento, procura talentos em todas as faixas etárias e sectores, independentemente de terem ou não experiência.
Tal como nas edições anteriores, na Open Call Poster o tema é livre e pode integrar fotografia, desenho, palavras, ilustração ou uma mistura de vários media, tendo em conta a sua aplicação ao formato de um poster. De entre as propostas recebidas, serão seleccionados 10 vencedores, avaliados de forma anónima, pelo júri da organização. Posteriormente, entre 2 de Julho e 2 de Setembro, as obras criadas ficarão numa exposição a céu aberto, na zona de Marvila.
«Estamos no sétimo ano do Poster nas ruas de Marvila e sentimos como se fosse o primeiro, com a mesma vontade, com as mesmas ganas. A intenção mantém-se, fazer um hino à criatividade e derrubar estigmas encriptados em relação ao acesso à cultura e à sua criação», afirma Bruno Pereira, director artístico do Poster Mostra e do Departamento.
Além disso, a organização lança também a Open Call Sandeman, convidando os interessados a mergulhar no património iconográfico da marca de vinho do Porto. Desta call serão seleccionados sete vencedores que integrarão a exposição em Marvila. Neste caso, o júri será composto por representantes da Sandeman e do Departamento, responsáveis por avaliar as propostas recebidas, também de forma anónima. Os critérios de avaliação recaem sobre a originalidade, a abordagem à história da marca e a aplicabilidade ao formato poster.
Os vencedores das duas open calls vão juntar-se a um elenco de 20 artistas convidados de várias áreas criativas, que irão preencher as ruas do bairro, percorrendo a Rua do Açúcar e o Largo Poço do Bispo.