Saúde, Banca e Energia são dos sectores mais falados na área de inovação em Portugal
Os Serviços Tecnológicos, Saúde, Banca e Energia são os sectores mais mediáticos na área de inovação em Portugal. As conclusões são do estudo “Inovação nos Media Portugueses 2021”, promovido pela consultora Beta-i e desenvolvido pela empresa de media intelligence Carma.
Na vertente de empresas, os Serviços Tecnológicos representam 17%, a Saúde 13% e Energia 12%. Já na vertente de startups, o primeiro corresponde a 26%, ao passo que a Banca representa 15%. De forma geral, são as startups que têm maior mediatismo de inovação – ou que comunicam de forma mais frequente e consistente – em quase todas as indústrias, com a excepção dos sectores Automóvel, Agro-alimentar e Comunicação & Media.
«A presença cada vez maior de temas ligados à inovação nos media portugueses reflecte uma intenção e uma necessidade por comunicar novas narrativas e posicionamentos, mas são sobretudo reflexo da movimentação macroeconómica e da visão de futuro que Portugal tem procurado construir para si mesmo», diz, em comunicado, Diogo Teixeira, CEO da Beta-i.
Já no lado dos meios de comunicação foram os do segmento Economia, Gestão e Negócios os que mais comunicaram temas relacionados com projectos de inovação durante 2021. Particularmente na vertente startup – em que o segmento Economia & Finanças é responsável por 63% do volume de notícias –, os factores de inovação e apoio a novas formas de negócio e de utilização de tecnologias aplicadas à banca, criptomoedas, insurtech ou blockchain demonstraram forte dinamismo.