Tagoverse: Já é possível tratar da saúde mental no metaverso
A Tago, uma healthtech sediada no Reino Unido, criou uma plataforma no metaverso onde, em poucos cliques, é possível ter acompanhamento à distância por parte de especialistas na área da saúde mental, fazer yoga ou até mesmo desabafar com uma assistente inteligente.
“No Tagoverse, os utilizadores poderão encontrar o especialista certo por um preço acessível e ainda ganhar Tago Tokens”, explica a startup britânica. Os tokens são uma espécie de moeda virtual do Tagoverse, que pode ser usada para suprir as “necessidades espirituais” dos utilizadores, nomeadamente agendar consultas, trocar “itens espirituais”, participar em eventos e em actividades no metaverso, como yoga, meditação, sessões de tarot ou previsões do horóscopo.
Poderão ainda ser usados para adquirir ou vender NFTs (non-fungible tokens) dentro da plataforma. “Por ser uma plataforma de saúde mental, os NTFs terão a forma de antiguidades ou itens espirituais”, esclarece a Tago.
Os utilizadores do Tagoverse poderão conquistar Tago Tokens através de uma funcionalidade designada “Talk to Earn” (“Falar para Ganhar”), em que serão recompensados por falar com a TagoSoul, que a empresa garante ser a “primeira assistente inteligente em saúde mental”. “Milhões de pessoas podem conversar com a TagoSoul para equilibrarem as suas emoções, cuidarem dos seus espíritos, sentirem-se mais relaxadas e ganharem recompensas”, frisa a empresa.
De acordo com a startup britânica, o mercado global da saúde mental estava avaliado em 391,3 mil milhões de dólares (cerca de 362,1 mil milhões de euros) em 2021, mas deverá crescer até aos 551,1 mil milhões de dólares (510 mil milhões de euros) já em 2023. “Os problemas de saúde mental estão a crescer. Este é um assunto particularmente sério e a pandemia de Covid-19 veio aumentar a necessidade por abordagens que sejam seguras e permitam prevenir o crescimento das doenças mentais”, conclui a Tago.