Este livro infantil é dedicado a crianças com hemofilia (mas não só)
“Pedro – O primeiro dia de escola” é o mais recente projecto da agência New Creativity para a Associação Portuguesa de Hemofilia e Outras Coagulopatias Congénitas (APH). A intenção é sensibilizar para a importância de crianças com doenças raras terem uma vida semelhante a todas as outras da sua idade: brincar, saltar e correr sem limitações, como conta a história de Pedro, um menino com hemofilia.
«Com uma linguagem simples e ilustrações coloridas e apelativas queremos transmitir uma mensagem positiva, onde estão patentes aspectos como segurança, cuidado, atenção e, acima de tudo, naturalidade, os quais estão associados a uma vida com hemofilia. Pretende-se veicular a mensagem que a hemofilia é apenas um dos ‘elementos’ que fazem parte da vida de quem com ela vive e que por ela não tem de ser condicionado», explica, em comunicado, Nuno Simões, CEO da New Creativity.
A componente pedagógica do livro tem ainda um cariz solidário, uma vez que as receitas dos direitos de autor revertem para a APH. Os autores da história são Nuno Lopes, José Caetano (vice-presidente da Direção APH), Filipa Furtado (pediatra no Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira) e Paula Kjollerstrom (pediatra no Hospital Dona Estefânia). A ilustração é de Andrea Ebert, a edição da Cultura Editora e conta com o apoio da biofarmacêutica Sobi.
João Só, por seu turno, compôs e canta a música incluída no livro. «A música é um veículo fortíssimo na desmistificação de receios e na adopção de uma atitude mais positiva para com a vida, qualquer que seja a condição de saúde de uma pessoa», comenta o artista.
“Pedro – O primeiro dia de escola” encontra-se em pré-venda e estará à venda nos locais habituais: livrarias e grandes superfícies pelo preço de 12 euros.