AXN Movies: É tempo de Óscares!

Março é mês de Óscares, ou não tivesse sido marcada para dia 27 a 94.ª edição desta cerimónia que homenageia, todos os anos, o melhor do cinema – dos actores ao guarda-roupa, passando pela banda sonora, realização ou efeitos especiais, entre outras categorias. No AXN Movies, a celebração é assinalada com uma programação especial, que faz a ponte entre os espectadores portugueses e os estúdios de Hollywood, através do AXN Movies. Durante todo o mês, de segunda a sexta-feira, o canal apresenta um filme que já foi premiado ou nomeado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Basta esperar pelas 21h10, procurar o AXN Movies na box, preparar as pipocas e mergulhar nos mais variados universos.

A magia dos super-heróis foi o primeiro tema abordado neste especial mensal, com a exibição de “Superman” no dia 1 de Março, mas muitas outras histórias foram ocupando – e ainda ocupam – a programação do canal. Desde os enredos inspirados em factos reais – “Steve Jobs” a 7 de Março, por exemplo –, passando pelos romances de outros tempos – “A Paixão de Shakespeare” a 11 de Março – ou pelos policiais clássicos – como acontece com “Dia de Treino” a 30 de Março – são várias as películas que compõem o Especial Óscares a 24 Quilates por Segundo. Conheça alguns dos destaques da programação:

• “O Padrinho” (4 de Março): “Don” Vito Corleone (Marlon Brando) é o chefe de uma família da máfia em Nova Iorque, mas o seu filho parece não ter interesse em seguir as pisadas do pai. Ao mesmo tempo, tem de lidar com um rival que ameaça arruinar a ordem estabelecida e que coloca os valores tradicionais de Vito em causa.

• “O Jogo da Imitação” (14 de Março): Durante a II Guerra Mundial, um matemático (Benedict Cumberbatch) é desafiado a desvendar o código da infame máquina Enigma dos alemães.

• “Passageiros” (2016) (17 de Março): com Jennifer Lawrence e Chris Pratt nos papéis principais, este filme leva os espectadores numa viagem a bordo de uma nave espacial que ruma em direcção a uma colónia num planeta distante. No percurso, sofre uma avaria nas câmaras de sono, levando a que dois dos passageiros acordem somente após 90 anos.

• “Era Uma Vez em… Hollywood” (21 de Março): com realização de Quentin Tarantino, o filme conta a história de uma Los Angeles em mudança. Nesta cidade, a estrela de televisão Rick Dalton (Leonardo DiCaprio) e o seu duplo Cliff Booth (Brad Pitt) deambulam por uma indústria que já quase não reconhecem ou entendem.

• “Parasitas” (25 de Março): muito elogiada a nível internacional, a obra do realizador sul-coreano Bong Joon Ho mostra como uma família de desempregados consegue imiscuir-se no seio de um lar abastado. A partir desse momento, as suas vidas nunca mais serão as mesmas – e os próprios espectadores podem esperar várias reviravoltas.

• “O Herói de Hacksaw Ridge” (28 de Março): Andrew Garfield é Desmond T. Doss, um médico norte-americano que, em plena II Guerra Mundial, se recusa a matar outros cidadãos. Ao seguir este princípio, tornou-se o primeiro homem na história dos Estados Unidos da América a receber a Medalha de Honra sem disparar uma arma.


O APELO À MEMÓRIA

Além do especial dedicado aos Óscares, o AXN Movies preparou outros dois que têm como propósito prestar tributo ao legado da indústria cinematográfica.

Um deles é o Especial Cinema à Portuguesa que, no último domingo de cada mês, apresenta um filme nacional, com destaque para “A Ilha dos Cães”, de Jorge António, no dia 27 de Março. Inspirado no romance “Os Senhores do Areal”, do escritor angolano Henrique Abranches, dá a conhecer a história de uma ilha onde colonialismo e injustiça são palavras muito presentes. No elenco, constam nomes como Miguel Hurst, Ângelo Torres, João Cabral, Ciomara Morais e Nicolau Breyner (no último papel que gravou para o cinema).

Junta-se ainda o Especial Os Filmes da Tua Vida, composto por títulos que para sempre ficarão na memória, como “Maverick”, a 20 de Março, ou “E.T. O Extraterrestre”, a 27 de Março.


O NOVO PARAÍSO DOS FILMES

Em Fevereiro de 2020, o canal AXN Black assumiu uma nova identidade e passou a apresentar aos portugueses histórias carregadas de emoção, através da insígnia AXN Movies. O processo de rebranding culminou numa mudança de nome e imagem, mas também de programação: este novo capítulo revela um canal 100% dedicado à sétima arte e para um público alargado.

Por isso, disponibiliza conteúdos dedicados aos grandes êxitos do cinema, de diferentes géneros. A ideia é que toda a família se possa identificar com os filmes exibidos, forjando uma relação de maior proximidade entre o canal e o público – ou não fosse “Criar o teu momento de cinema” o lema do AXN Movies.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Cinema e Cinema em Casa”, publicado na edição de Março (n.º 308) da Marketeer.

Artigos relacionados