Marketing: o B2C e o B2B são assim tão diferentes?

Por Janine Oliveira, Customer Success na Martech Digital

Muitas pessoas podem pensar que as estratégias de marketing para os mercados B2B e B2C são completamente diferentes. É certo que há diferenças na forma como falamos, nas directrizes do planeamento e na estratégia de automação de marketing, mas o marketing, em ambos os cenários, comporta-se como um consultor que indicará as melhores ofertas, caminhos, sugestões e necessidades.

Pelo facto de o cliente no B2B ser uma empresa, existe a ideia de que a comunicação é mais formal, cansativa e segue um caminho menos criativo. É como se as estratégias de marketing para este mercado dessem pouca abertura para a inovação ­­– o que é um equívoco.

Para o marketing B2B chegar ao seu ápice, a base passa por: definir uma estratégia, desenvolver um planeamento, implementar as acções e mensurar resultados. É impossível não instigar a criatividade em todo este processo.

Neste campo não há compra por impulso, como há no B2C. O risco e investimento são maiores, além do compromisso de parceria e trabalho colaborativo. É preciso, então, boas estratégias e conhecimento do público-alvo para exercer a criatividade neste tipo de comunicação e fidelizar o seu cliente. A vantagem é que o marketing é primoroso ao ser adaptável a qualquer objetivo e, principalmente, direccionado às pessoas.

Então, chegamos à expressão H2H (human to human), onde, por detrás de ambos os modelos de marketing, existem pessoas reais com olhos voltados a serviços e soluções também para pessoas.

O nosso maior papel é darmos importância ao conteúdo envolvente, educativo àquele que conta histórias. O storytelling é muito importante nos dois cenários, para passar uma mensagem clara e com contornos reais.

É preciso construir uma confiança 360° em ambos os mercados para fazer uma venda, seja ela realizada online ou offline, pois deve ter-se uma atenção especial na jornada completa do cliente. Afinal, ela não termina na conclusão de uma venda, mas continua no pós-venda com o encantamento do cliente e com a possibilidade de cross-sell e up-sell. Ou seja, é um ciclo infinito com um claro e importante conceito de Customer Centric.

Então, para finalizar a resposta à questão “o marketing B2B e B2C são assim tão diferentes?” Não! Mesmo que o ciclo de vendas B2B seja mais longo, com mais pormenores e direccionamento estratégico de negócio, o B2C partilha da mesma ideia.

O que precisamos ter sempre presente é a personalização e humanização da comunicação com as personas. Porque, no final, serão sempre  pessoas.

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