41% dos portugueses faz reservas em restaurantes saudáveis uma vez por mês
Com a aproximação dos dias quentes, a vontade de adoptar um estilo de vida mais saudável poderá tender a emergir nas mentes dos consumidores. Como tal, a plataforma de reservas The Fork quis perceber quais são os hábitos saudáveis dos portugueses e qual é o comportamento do mercado da restauração.
De acordo com um inquérito realizado a utilizadores da plataforma, a procura por opções saudáveis aumentou 14% em 2021, face a 2020. Apesar de as alternativas vegetarianas e as opções sem glúten terem crescido – 16% e 13%, respectivamente –, o prato preferido na altura de escolher uma refeição sem culpa continua a ser o sushi.
Além disso, cerca de 41% dos inquiridos faz reservas em restaurantes com pratos saudáveis pelo menos uma vez por mês, um valor que se situa nos 35,7% no caso daqueles que afirmam fazê-lo entre uma e três vezes por mês. Nestas ocasiões, a grande maioria (67,5%) assume não ter quaisquer problemas em encontrar o que procura nos restaurantes (que oferecem uma grande variedade de pratos saudáveis e equilibrados nas suas cartas) e 64% diz até não se importar de pagar mais por este tipo de refeições.
No que ao consumo sustentável diz respeito, 62,8% afirma que, apesar de já o fazer no seu dia-a-dia, podia fazer mais. Ainda assim, evitar o desperdício alimentar (23%), reciclar, reduzir a quantidade de alimentos ingeridos (ambos com 18,4%) e praticar desporto (16,6%) estão no topo dos hábitos sustentáveis dos consumidores nacionais.