Portugueses optam cada vez mais pelo online mas loja física ainda é a primeira escolha

A chegada da pandemia acelerou a utilização do canal online pelos portugueses para a aquisição de produtos, com sete em cada dez consumidores a realizarem diversas compras por mês desta forma. As conclusões são de um estudo da in-Store Media, multinacional espanhola especializada em shopper marketing que analisou os hábitos dos portugueses que compram online.

De acordo com os dados, antes da pandemia, as compras online eram sobretudo de viagens (56%), informática e electrónica (55%) e roupa e acessórios de moda (52%). Contudo, após os confinamentos, as categorias que mais cresceram online foram as de compras para o lar (de 43% para 71%) e alimentação (de 46% para 72%).

Os resultados dos inquéritos feitos a 500 pessoas demonstram que a maior utilização das lojas online é uma mudança especialmente relevante na geração Baby Boomers (pessoas com mais de 55 anos), uma vez que, antes da pandemia, apenas 29% comprava online várias vezes por mês. Actualmente, são quase 70%. De forma geral, os homens consomem mais online do que as mulheres.

Ainda assim, o estudo revela que mesmo com o crescimento das compras online de alimentação e bebidas, os consumidores continuam a deslocar-se à loja física para fazer pelo menos parte das duas compras, sendo que apenas 15% dos inquiridos afirma fazer todas as suas compras online.

Esta interligação dos canais físicos e online depende mais dos produtos e menos do canal, ou seja, a grande maioria dos consumidores que usa as lojas digitais escolhe deslocar-se aos hipermercados (92%) ou supermercados (76,8%) para efectuar, sobretudo, compras de produtos frescos, como frutas, legumes, carne e peixe (36%), ovos (34%) e congelados (31%).

No online a preferência de compra vai para os produtos que mais dificilmente se estragam, como as massas e arroz (97%), azeites vinagres e temperos (94%), farinhas e leveduras (92%), seguindo-se as conservas, sopas e molhos (89%) e os aperitivos/snacks (88%).

«Os dados do estudo confirmam a importância da omnicanalidade para as marcas, uma vez que, apesar de os consumidores continuarem a ter a loja física como referência, estão a comprar cada vez mais online os produtos para o dia-a-dia das suas casas. A opção pelo canal online é feita, sobretudo, pela conveniência, mas também pela comodidade associada à ausência de horário, por exigir menos tempo e por ser mais seguro no contexto da pandemia», realça, em comunicado, Mariana Passos, e-Commerce Sales manager na in-Store Media Portugal.

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