750 milhões de euros: marca própria do Continente cresce 20% em dois anos
Em 2021, a marca própria do Continente representou cerca de 750 milhões de euros na área alimentar para a empresa. Estes resultados equivalem a um crescimento superior a 20% nos últimos dois anos, ou seja, mais 125 milhões de euros. Para assinalar este marco, o Continente terá a decorrer, até 6 de Março, a Feira de Marca Própria em todas as lojas do País.
No ano passado, no total de marcas do universo alimentar da Sonae, 99,26% dos clientes comprou marca própria, revela a cadeia de supermercados em comunicado. Além dos artigos que constam no cabaz básico dos clientes, os produtos de marca própria mais procurados são os iogurtes de straciatella e o café sistema exclusivo Continente, que tiveram uma taxa de repetição de compra superior a 60% em 2021.
Tânia Lucas, a nova directora Comercial de Marcas Próprias da MC, salienta que «o Continente tem uma relação muito próxima com os seus clientes» e, como tal, dos cerca de 360 produtos que a marca lança por ano, «cada novidade envolve sempre, pelo menos, 60 consumidores, que avaliam não só os sabores e texturas, mas também nome e opções de embalagem».
Por exemplo, a gama “Powered by Plants” (produtos vegetarianos) foi desenvolvida num sistema colaborativo, onde os clientes «seleccionaram os produtos que compõem a gama e desenharam o packaging com os designers [da empresa]», além de os terem desafiado «a desenvolver outros produtos que chegarão às lojas durante este ano».
Com mais de quatro mil referências de produtos através das gamas Continente, Continente Equilíbrio, Continente Eco, Continente do Bebé, Continente Seleção e Continente Bio, a marca aposta ainda na produção nacional e nas parcerias a longo prazo com fornecedores – dois em cada três produtos de marca própria são produzidos em Portugal.