Decathlon é a loja online preferida dos portugueses. Amazon lidera nos marketplaces
A Decathlon lidera a preferência dos portugueses quando se fala de lojas online. De acordo com um estudo da MultiDados, elaborado entre 21 de Dezembro de 2021 e 21 de Janeiro de 2022, a Decathlon foi apontada por 8% dos inquiridos.
A retalhista de desporto surge em primeiro lugar também em termos de notoriedade espontânea, tendo sido indicada por 27,4% dos inquiridos. Seguem-se Wook (20,6%), FNAC (19,4%) e Pull & Bear (17,9%).
A mesma análise revela ainda que a Amazon é a marca predilecta no campo dos marketplaces, reunindo 27,3% das preferências. É também a marca com melhor nível de notoriedade espontânea (25,2%), à frente do Facebook (17,1%), Aliexpress (15,8%) e Dott (12,4%).
A maioria dos inquiridos (62,1%) compra maioritariamente através de sites ou aplicações oficiais das marcas e só 30,6% afirma comprar tanto em plataformas oficiais como em marketplaces.
Segundo a MultiDados, 30,6% dos consumidores afirma que o principal motivo para comprar online é a conveniência, seguindo-se os preços mais acessíveis (24,3%), as promoções (15,0%) e o facto de conseguirem evitar filas (7,3%). Ainda assim, 43,1% prefere comprar produtos online, enquanto 56,9% declara preferir a compra offline.
O estudo mostra também que 91,7% dos inquiridos realizou uma compra online nos últimos dois meses, maioritariamente através do computador (66,1%). O telemóvel foi utilizado por 30,7% dos consumidores e o tablet por 3,2%.
Moda e vestuário (59,1%) é a categoria comprada online com maior frequência, seguindo-se os livros (53,1%), os dispositivos electrónicos (47,9%), as viagens (42,5%), a cosmética (37,7%), o entretenimento (33,6%) e os artigos de casa e decoração (31%).
Quanto à frequência de compra, verifica-se que 60,4% compra uma vez por mês, 18,2% uma vez por semana e 9,8% uma vez por ano. Quem ainda não se rendeu às compras online aponta três grandes receios: roubo de dados pessoais (54,5%), não receber o produto (25%) e site falso (13,6%).