Spotify vai investir 100 milhões de dólares para promover a diversidade dos conteúdos
O desfecho da história da presença do podcast de Joe Rogan no Spotify e do papel da plataforma de streaming em evitar que desinformação seja disseminada através dos seus serviços parece ter chegado. O comediante optou por retirar os 113 episódios do seu programa e o CEO do Spotify revelou que vai investir 100 milhões de dólares em promover a diversidade do leque de conteúdos que apresenta.
A plataforma tentou, inicialmente, descartar-se de qualquer tipo de responsabilidade sobre o conteúdo produzido pelo comediante. Contudo, tendo em conta que o Spotify é o emissor exclusivo do podcast de Joe Rogan, a pressão fez-se sentir, especialmente por parte de outros artistas cujo trabalho também está disponível neste serviço de streaming.
Agora, Daniel Ek, CEO do Spotify, afirma, através de um comunicado interno obtido pelo The Hollywood Reporter, que sabe que «silenciar Joe Rogan não é a solução» e que pretende fazer mais para dar voz a «grupos historicamente marginalizados». Como tal, será feito um investimento de 100 milhões de dólares para licenciar, desenvolver e promover a música e o conteúdo áudio de pessoas pertencentes a minorias.
O objectivo desta aposta é promover «todos os tipos de criadores», incluindo aqueles vindos de contextos com pouca representação na sociedade mainstream. «Temos trabalhado bastante no que toca a esta área, mas acho que podemos fazer ainda mais», refere o CEO, sublinhando o investimento pensado para esse propósito. «Embora alguns possam querer que percorramos um caminho diferente, acredito que quantas mais vozes se fizerem ouvir e quantos mais assuntos forem abordados, mais impacto haverá no status quo e na amplificação da discussão.»