Prémio Ecotrophelia está à procura de produtos alimentares inovadores e sustentáveis

Tem ideias para desenvolver um produto alimentar eco-inovador e sustentável? O concurso Ecotrophelia, organizado pela PortugalFoods, procura isso mesmo. Pelo 6.º ano consecutivo, a organização pretende encontrar ideias criativas, pensadas e desenvolvidas por jovens universitários, para inovar no sector agroalimentar e promover o empreendedorismo.

As candidaturas abrem no próximo dia 1 de Fevereiro e, nesse mesmo dia, às 12h, a PortugalFoods vai promover uma sessão de lançamento online, aberta a todos os docentes do Sistema Científico e Tecnológico nacional que queiram obter mais informações sobre a competição.

Na edição de 2021, o Prémio Ecotrophelia Portugal foi entregue às bolachas crocantes Baguitas, que aproveitam os resíduos e sub-produtos agroalimentares da indústria do vinho. As bolachas são feitas à base de farinha de bagaço de uva, mel nacional e frutos secos e foram desenvolvidas por uma equipa de estudantes nas áreas das Ciências da Nutrição e do Design de Comunicação da Universidade Lusófona.

«É nossa missão, enquanto associação cluster que apoia a dinamização e internacionalização do sector agroalimentar, estabelecer um diálogo activo com iniciativas ligadas à inovação e ao empreendedorismo. As novas ideias, capazes de transformar a indústria e de construir o seu caminho de futuro, estão onde os jovens estão. Por isso, temos de estar nas universidades, nos politécnicos. Temos de ouvir as ideias dos nossos estudantes, perceber aquelas que são as suas preocupações e aspirações. São eles que, com conhecimento, têm as ideias e moldam os projectos que hão-de fazer o nosso futuro», afirma, em comunicado, Deolinda Silva, directora-executiva da PortugalFoods.

A nível europeu, este concurso acontece desde 2008, tendo mobilizado mais de quatro mil estudantes, 500 instituições de ensino e duas mil empresas, resultando no desenvolvimento de mais de 860 produtos alimentares eco-inovadores, dos quais mais de 100 foram industrializados ou comercializados. A edição europeia de 2020 foi ganha pela equipa portuguesa responsável pela OrangeBee, um snack saudável, fermentado, à base de aquafaba, desenvolvido por duas alunas da Universidade de Aveiro.

Artigos relacionados