Clima de consumo na Europa desce quase 4 pontos. Portugal regista valores negativos

O clima de consumo na Europa continua a baixar. A conclusão é da GfK Portugal, que revela uma queda contínua do consumo em Dezembro de 2021, quando comparado com Novembro – passou de 16,4 para 12,8 pontos.

No último mês do ano passado também as expectativas económicas, salariais e a disposição para adquirir algum produto ou serviço apresentaram variações negativas face a Novembro.

As expectativas económicas variaram em -8 pontos, relativamente a Novembro, com Letónia, Croácia e Bulgária a registarem as maiores subidas (+18, +16 e +15 pontos, respectivamente). Portugal, por seu turno, viu as suas expectativas económicas subir 2 pontos.

Já o indicador das expectativas salariais caiu 2 pontos, com República Checa, Dinamarca e Bulgária a registarem as maiores subidas (+14, +10 e +10 pontos, respectivamente). Portugal caiu 4 pontos, em relação a Novembro, e passa a apresentar um indicador negativo (-1 ponto).

Por fim, no que diz respeito à disposição para comprar, o indicador recuou face ao mês anterior, apresentando um valor de -4 pontos, a nível europeu, com Bulgária (+8 pontos) e Bélgica (+7 pontos) a registarem as maiores subidas. Em Portugal, a predisposição para comprar caiu 3 pontos, mantendo o indicador negativo com -23 pontos.

Artigos relacionados