É daqueles que faz listas?
M.ª João Vieira Pinto
Directora de Redacção Marketeer
Há quem faça listas de vida. To Do list e de supermercado. De compras e do que está nas gavetas. De receitas e de vinhos. Viagens feitas e a fazer. Listas de intenções e desejos. Objectivos e crenças. De passos em frente e a travar. De telefonemas a fazer, abraços a dar, conversas a ter. Depois há as famosas, entre a Lista de Schindler e The Bucket List, com os geniais Jack Nicholson e Morgan Freeman.
Claro que há quem viva sem elas. Ou quem as elabore mentalmente, num desenho entre o sonho, o projecto, e o que pode materializar.
Assumiu-se, não sei porquê, que Janeiro é tempo de enumerar, perspectivar, traçar a lápis ou caneta, declarar vontades para os meses que se seguem. Janeiro é tempo de balanço, de análise e projecção. É como se fosse o tudo ou nada. É o mês da esperança, quando acreditamos que vamos conseguir: estar mais com amigos e agradecer ao sol, deixar de fumar ou respirar devagar, mudar de emprego ou de casa, começar a correr ou a caminhar.
Só que a vida encarrega-se de se cruzar com a vontade e nos trocar voltas. Ou algumas. Por isso é que fazer previsões de tendências é também um misto de olhar para trás projectando para a frente, sem garantia que o mundo volte à pandemia ou que os metaversos vieram para ficar.
Nesta edição da Marketeer, apresentamos, lá está, uma lista de nem mais que 22 tendências globais. Com a análise actual da Trendwatching, partilhamos movimentos que já estão a acontecer e se podem destacar, cases que fazem diferença e se virão a revelar, trabalhos de marcas e de organizações que merecem um bater de palmas… e acreditando que é muito por aqui que se fará a vida das marcas, das empresas, dos consumidores, de todos nós, nos próximos 12 meses.
É uma lista. Esta, de tendências que, como o próprio nome indica, não significa mais que a propensão para determinado caminho. Se poderemos seguir outros? Os próximos 12 meses o dirão!
Editorial publicado na revista Marketeer n.º 306 de Janeiro de 2022