36% dos condutores circula em excesso de velocidade. Esta campanha quer mudar isso
Sabia que 36% dos condutores que percorrem as auto-estradas viaja em excesso de velocidade? Para sensibilizar quem circula nestas vias acima da velocidade legalmente permitida, a Ascendi lançou uma campanha de prevenção rodoviária, demonstrando que este comportamento é mais frequente do que a percepção geral. O projecto visa, ainda, alertar para o perigo que o excesso de velocidade representa.
Para passar a mensagem, a acção será comunicada em algumas áreas de serviço e nas redes sociais da Ascendi, já que o objectivo é impactar os condutores no momento em que circulam nas auto-estradas e quando navegam no mundo digital.
Através de um diagnóstico aos principais indicadores das velocidades praticadas na rede Ascendi, desenvolvido em parceria com a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), a operadora de infra-estruturas de transporte portuguesa apurou que os condutores que circulam nas várias concessões – Beiras Litoral e Alta, Costa da Prata, Grande Lisboa, Grande Porto e Subconcessão Pinhal Interior – o fazem a uma velocidade média de 103,9 km/h.
O objectivo deste método de diagnóstico, integrado no Plano de Acção de Segurança Rodoviária 2020-2023 da Ascendi, é que o número anual de vítimas de acidentes nas estradas diminua continuadamente.