Tranquilidade por mares já antes navegados
A associação da Tranquilidade aos desportos de mar assenta na linha estratégica do Grupo Generali de apoio à prática desportiva. Pretende, desta forma, apoiar uma cultura desportiva participativa e demonstrar a responsabilidade da marca em promover a adopção de um estilo de vida activo e saudável, contribuindo para um maior bem-estar da sociedade. «A estratégia passa por apoiar desportos onde haja participação activa da comunidade e onde o Grupo Generali tem tradição», conta Maria João Silva, directora de Marketing da Tranquilidade.
Os desportos de mar têm sido apoiados pelo grupo ao longo de vários anos. A título de exemplo, há mais de 40 anos que o Grupo Generali apoia a regata Barcolana – uma das maiores regatas de veleiros do mundo, realizada todos os anos em Trieste, a sede do Grupo Generali – como parceira apresentadora e patrocinadora. «Velejar apela à união de grupo, de espírito de equipa e é uma ferramenta poderosa de trabalho em equipa, onde cada membro tem o seu papel», acrescenta o mesmo responsável.
RELAÇÃO COM O MAR
No âmbito da sua associação aos desportos de mar, a Tranquilidade estabeleceu uma nova parceria com a Federação Portuguesa de Natação. A empresa será naming sponsor das provas nacionais na época de 2021/22 nas disciplinas de Natação Livre de Águas Abertas, ou seja, provas efectuadas em mar aberto, para além do suporte a outras disciplinas de água como a Natação Pura, Pólo Aquático, Natação Adaptada, Masters e Natação Artística.
Ainda nos desportos de mar, a Tranquilidade patrocina a Associação Naval de Lisboa, apoiando a vela e continuando a tradição no apoio a este desporto.
Na perspectiva da Tranquilidade, ambos os desportos estão bem lançados em Portugal, tendo presença regular, nacional e internacional, com equipas portuguesas a trazerem prémios para o País.
«Obviamente que este apoio, quer à Federação Portuguesa de Natação, quer à Associação Naval de Lisboa, permite-nos uma forte exposição de imagem de marca, sobretudo ao nível de visibilidade», acrescenta a mesma responsável.
Para além disso, estando num grupo internacional como a Generali, onde a vela é um desporto de destaque, permite à Tranquilidade ser uma extensão dos valores que a ligam a este desporto, como a igualdade de género, com a participação de equipas mistas e multifacetadas.
«Os desportos marítimos têm sido tradicionalmente mais praticados pelos homens. Para mitigar esse estereótipo, o grupo lançou o Generali – Troféu feminino para a primeira equipa mista a ser guiada com uma mulher no leme», sublinha.
A aposta na vela tem também uma componente que estimula outro aspecto que a marca muito valoriza, o ser Parceiro para a Vida dos seus clientes e parceiros. A Tranquilidade tem desenvolvido várias acções neste sentido, convidando os seus colaboradores, parceiros e clientes para participarem nas regatas, promovendo, desta forma, valores importantes como a cooperação, a colaboração e o sentido de pertença a uma equipa, proporcionando uma experiência inesquecível para todos os que participam.
Para comunicar o apoio da marca aos desportos de mar, junto dos diversos públicos, a Tranquilidade baseia-se num plano de dinamização essencialmente digital, mas também em publicidade no exterior, com o foco na própria activação de marca ao longo das actividades. Mais concretamente com a Federação Portuguesa de Natação (FPN), a divulgação passa, também, por forte comunicação em redes sociais e newsletters da FPN, numa comunicação mais orientada para os seus associados.
O retorno para a Tranquilidade passa evidentemente pela visibilidade da marca junto dos atletas e familiares, mas também do público em geral adepto destas modalidades. «Estas activações de marca despertam sensações e sentimentos, o que ajuda também a gerar fidelização e satisfação à marca», assegura a mesma responsável.
«É, também, importante salientar que a FPN está focada em rumar a Paris em 2024, para os Jogos Olímpicos. Neste sentido, o desporto português e a natação em particular muito têm a ganhar com esta parceria com a Tranquilidade e o retorno de visibilidade será muito positivo», assegura.
Daí que não seja de estranhar que, para 2022, a Tranquilidade continuará como naming sponsor de algumas provas da FPN e apoiará a Associação Naval de Lisboa. Neste momento, os responsáveis estão ainda a fechar o plano para 2022, mas certo é que querem continuar a crescer no apoio à prática desportiva e, em particular, aos desportos de mar.
Até porque a marca reconhece que esta estratégia reforça a imagem da Tranquilidade ligada à prática desportiva e à responsabilidade da marca em promover e adoptar um estilo de vida activo e saudável, mobilizando a comunidade onde se insere. Além disso, como já referido, outro valor que sai reforçado é o da igualdade de género.
DESPORTO EM SEGURANÇA
Nos últimos anos, as pessoas têm-se associado, cada vez mais, à prática desportiva e à adopção de um estilo de vida saudável. Desta forma, cresce a necessidade de ter uma protecção na prática da mesma, quer seja para amadores ou federados.
Neste sentido, a Tranquilidade tem o seguro de Actividades Desportivas (Move It) no âmbito dos seguros de Acidentes Pessoais, que garante a protecção da prática de desporto em segurança. Com protecção extra face aos seguros obrigatórios que as Federações proporcionam aos seus atletas e uma maior segurança para quem pratica actividades desportivas como amador, este seguro tem um valor de apenas 25 euros por ano. A Tranquilidade tem também o seguro de Embarcações de Recreio, que garante a protecção de barcos a motor e/ou à vela, motas de água, jet ski e overcrafts, bem como dos seus ocupantes. Existe um alargamento das garantias base do seguro à participação em regatas.
CALENDÁRIO DESPORTIVO
A estratégia de patrocínios na área dos desportos de mar ficou suspensa durante os últimos dois anos, uma vez que as restrições à prática desportiva e à actividade física não permitiram a realização de regatas, nem de competições das diversas modalidades de natação. Nesse contexto, todos os calendários e eventos desportivos foram suspensos e/ou cancelados. No entanto, a Tranquilidade está confiante na sua aposta neste desporto e em poder continuar a “crescer” nas modalidades.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Desportos de Mar”, publicado na edição de Dezembro (n.º 305) da Marketeer.