O valor que as marcas dão às marcas
O conceito de marca tem tido um enorme desenvolvimento nos últimos anos. A marca passou a ser um dos activos mais importantes das empresas. Transporta, carrega e transmite os valores, a cultura, a reputação, o propósito. É completamente transversal ao abranger todo o ecossistema das empresas. Há muito tempo que as marcas fazem parte das nossas vidas. Por que é que escolhemos um produto ou um serviço em detrimento de outros, o que nos leva a ouvir mais uma pessoa, ou a escolher a empresa onde trabalhamos, ou gostaríamos de vir a trabalhar? Tudo isto está muito relacionado com a marca. Hoje, com o leque de ofertas de que dispomos, as marcas têm de fazer um esforço adicional para continuarem no topo das preferências. Mas estão todas cientes disso? Está a ser dado o real valor e importância às marcas? Ou com todas as alterações a que temos vindo a assistir, estão a passar para um segundo plano?
Texto de Beatriz Caetano, Filipa Almeida e Maria João Lima
Para ler o artigo na íntegra consulte a edição de Dezembro de 2021 da revista Marketeer