Portugueses vão passar Natal em casa e oferecer presentes apenas aos familiares
Com base num inquérito aos seus utilizadores, o OLX divulga hoje um estudo que olha para as preferências, tendências e hábitos de consumo relativos ao Natal e férias durante o período festivo, incluindo ainda uma análise ao consumo após a Black Friday. As conclusões demonstram que 43% dos consumidores planeia gastar entre 50 euros e 200 euros em prendas de Natal, com 54% dos inquiridos a comprar presentes apenas para a família.
Realizado na plataforma online entre os dias 1 a 15 de Dezembro, junto de cerca de 7600 pessoas, este questionário revela que mais de dois terços dos consumidores referem que a pandemia alterou os seus hábitos de consumo, com maior predisposição para comprar online. Ainda assim, 56% dos consumidores admite ter feito as compras de Natal de forma mista, em lojas físicas e online, enquanto 6% recorreu a plataformas de classificados para encontrar as prendas desta quadra festiva.
Relativamente aos gastos, 29% planeia gastar até 50 euros e 20% entre 200 euros e 500 euros. Apenas 8% irá gastar mais de 500 euros. A categoria de moda (roupa, sapatos e acessórios) é a mais popular para as ofertas de Natal (38%), seguindo-se as categorias de Brinquedos (29%) e Tecnologia (21%), Cosmética (5%), Artigos Desportivos (4%) e Viagens/Experiências (4%). Quanto ao local onde a época natalícia será passada, a grande maioria dos inquiridos (80%) vai permanecer em casa, enquanto 16% menciona visitar família e parentes. Apenas 3% refere fazer uma viagem ao estrangeiro.
No que toca à Black Friday e às compras que possam ou não ter feito neste período, o estudo do OLX demonstra que 66% dos consumidores optou por não comprar neste dia de descontos. Contudo, 10% dos que compraram, admite ter gastado mais dinheiro este ano do que em 2020, sendo que 32% optou por adquirir televisores, smartphones e tablets, 23% roupa e artigos de moda e 18% electrodomésticos.