L’Oréal Portugal e Espanha juntam-se sob a liderança de novo CEO
A partir de 1 de Janeiro de 2022, Juan Alonso de Lomas vai assumir o cargo de CEO da L’Oréal Portugal e Espanha, que se unirão num novo cluster com o objectivo de tornar o serviço da empresa na Península Ibérica mais ágil e eficiente.
A nova entidade terá maiores capacidades de investimento para o crescimento em ambos os mercados, alavancando as sinergias e complementaridades existentes, ao mesmo tempo que irá amplificar as trocas das melhores práticas dentro do cluster, segundo é indicado em comunicado. O profissional espanhol substitui Cátia Martins, que passa a desempenhar o cargo de general manager da Divisão de Produtos Profissionais para toda a Europa.
«Esta nova abordagem permitirá à L’Oréal melhorar a eficiência e agilidade no ambiente altamente competitivo em que opera. Juntos seremos mais fortes para antecipar e liderar as mudanças no mercado de ambos os países para reforçarmos a nossa quota de mercado. Promoveremos também para os nossos colaboradores uma experiência intercultural mais rica, percursos de carreira mais apelativos e oportunidades de desenvolvimento para as equipas, bem como maiores responsabilidades em muitas das funções», refere o futuro CEO.
Juan Alonso de Lomas soma mais de 30 anos de carreira no sector de beleza, 23 dos quais no Grupo L’Oréal, onde já ocupou vários cargos, nomeadamente de carácter comercial e de gestão na Divisão de Produtos de Grande Público (DPGP). Esteve dois anos na equipa de gestão da zona Oeste da Europa e quatro anos como director-geral da Divisão de Grande Consumo da América Latina. Em 2017, assumiu a liderança da L’Oréal Espanha, rumando agora ao cargo de CEO a nível ibérico.
Com a criação do novo cluster, 50 colaboradores irão transitar de Portugal para funções a partir dos escritórios de Madrid, também a partir de Janeiro.
Esta mudança compreende ainda a nomeação de Gonçalo Nascimento como country coordinator para Portugal. Apesar da criação do cluster ibérico, a L’Oréal irá continuar em Portugal com uma equipa de activação mais forte, a partir da sede em Miraflores.
De acordo com a empresa, serão mantidos 300 trabalhadores com a missão de promover uma proximidade local e impulsionar a estratégia de consumer-centricity sob a batuta de Gonçalo Nascimento, que passa também a integrar o Comité Executivo. O profissional irá acumular as novas funções com o papel de Market Director para a Divisão dos Produtos Profissionais que já desempenhava.
«Portugal é um mercado com bastante potencial de crescimento. Vamos trabalhar numa estratégia de activação local junto do consumidor português, maior proximidade com os nossos parceiros retalhistas, ao mesmo tempo que continuamos a transformação digital já iniciada. Os nossos objectivos passam pela conquista de mais consumidores para o universo da beleza, fortalecendo nossa quota de mercado em Portugal», adianta o country coordinator.