Metade do investimento do mercado publicitário nacional vai para TV

O relatório de Dezembro do Grupo IPG Mediabrands, especializado no desenvolvimento de soluções de comunicação, conclui que o mercado publicitário em Portugal demonstra um crescimento acentuado no ano de 2021, sendo que só a televisão representa mais de metade do investimento – um dos mais elevados da Europa Ocidental.

De acordo com os resultados do estudo, elaborado pela Magna, as previsões do mercado publicitário em Portugal para 2022 caracterizam-se por uma evolução positiva, com destaque para os investimentos em televisão: prevê-se que continuem a crescer cerca de 5%, no próximo ano, alcançando níveis superiores à fase pré-Covid de 2019.

A análise do mercado nacional aponta ainda para um crescimento de 12% no sector out-of-home, atingindo aproximadamente 76% da dimensão do mercado antes da pandemia, com recuperação total prevista até ao final de 2025. A IPG Mediabrands prevê também uma recuperação moderada da rádio com um aumento de 4%, enquanto os investimentos em imprensa irão continuar a decrescer 4%.

Em 2021, o digital registou uma forte aceleração em Portugal, com um aumento de cerca de 30%, alcançando quase 300 milhões de euros em receitas totais e uma quota de mercado de 30%, abaixo da média da Europa Ocidental (superior a 60%). O crescimento deverá manter-se em 2022, com uma aceleração de 17%, liderado pelo vídeo (22%) e pelas redes sociais (19%), seguidos pelo search (17%). A IPG Mediabrands prevê ainda que, no decorrer dos próximos anos, os investimentos em publicidade digital registem um crescimento anual superior a 10%.

O regresso dos anunciantes dos sectores de Telecomunicações e FMCG (Fast Moving Consumer Goods) deverá impulsionar o crescimento do mercado publicitário em 2022. A indústria automóvel, embora importante, mantém-se inibida devido a problemas globais com a cadeia de fornecimento, refere o estudo.

De acordo com Natália Júlio, directora da Magna, «em 2021, o mercado publicitário nacional recuperou, acompanhando a tendência do mercado global e da evolução económica. O crescimento da publicidade em televisão assim como do digital, mostram um crescimento mais rápido do que o esperado. Os media tradicionais continuam a ser cruciais para a construção de marcas, conforme mostram os investimentos em televisão, enquanto os formatos digitais permitem atingir outros segmentos da população e são mais direccionados para a conversão».

Artigos relacionados