Vitalis: A marca promotora da hidratação

A Vitalis é uma marca que está associada, desde sempre, à promoção de um estilo de vida activo, do bem-estar e da hidratação, sobretudo nos períodos de exercício físico em que esta é particularmente importante, quer para atletas profissionais, quer amadores, que têm necessidade de repor os níveis de hidratação durante e após a prática de actividade física. Por essa razão, a ligação da marca ao território do running decorre de forma natural e tem vindo a ser consolidada há mais de 20 anos.

De resto, o posicionamento da Vitalis neste território é claro como a água: sensibilizar para a importância da hidratação, para rotinas, comportamentos e hábitos de vida mais activos e saudáveis. E isso exige um trabalho de comunicação e activação de marca nos vários pontos de contacto com o consumidor, nomeadamente nos eventos desportivos dos quais é a água oficial. Hoje, a insígnia do portefólio do Super Bock Group está presente nas principais corridas que acontecem em Portugal, como a Maratona do Porto, a Meia Maratona de Cascais, a São Silvestre de Lisboa, a Meia Maratona Douro Vinhateiro, entre muitas outras provas organizadas por parceiros nesta área, como a GlobalSport, Runporto, HMS Sports ou Podium.

Trata-se, portanto, de uma estratégia que permite à marca cumprir o seu propósito. «Vitalis é uma marca activa e competitiva que faz do desporto o seu território core, e está próxima dos consumidores em momentos que são relevantes no seu dia-a-dia e, em particular, dos atletas (profissionais ou amadores), ajudando-os a manter o seu bem-estar e um estilo de vida activo. É esta identificação com Vitalis que gera valor e reconhecimento à marca», sublinha Vasco Ribeiro, manager Outras Categorias e Mercados Globais do Super Bock Group.

A estratégia da marca de água no território do desporto vai muito além das corridas, contudo, a sua presença nesta modalidade «será a que gera uma maior visibilidade e exposição mediática, considerando as diferentes provas às quais estamos associados e ao facto de ser uma modalidade fenómeno, que atrai milhares de praticantes – e vemos que são cada vez mais», conforme frisa Vasco Ribeiro.

ESTIMULAR O EXERCÍCIO FORA E DENTRO DE CASA

A pandemia de Covid-19 fez com que as provas de corrida e maratonas tivessem sido adiadas, sendo que muitas delas só agora estão a ser retomadas. Como consequência, as activações da Vitalis neste tipo de eventos desportivos também tiveram forçosamente que ser suspensas.

Não obstante, a marca manteve o seu compromisso com a promoção da actividade física e nunca deixou de comunicar activamente junto dos consumidores, ajudando-os a manter um estilo de vida activo, seja através do running ou de outras actividades desportivas. Mesmo durante os períodos de confinamento, «continuámos a desafiar os consumidores para se manterem activos e a praticarem exercício físico em casa, além de reforçamos a importância da hidratação, incentivando a que fossem feitas pausas durante o dia para beberem água», lembra Vasco Ribeiro.

Esta missão foi levada a cabo através de um conjunto de acções. Ainda em 2020, a marca associou-se ao personal trainer Paulo Teixeira para criar em conjunto a rubrica “O PT responde”, dedicada a esclarecer questões sobre alimentação saudável e hidratação, e a apresentar dicas únicas e personalizadas de treino aos seguidores da marca.

Já este ano, a Vitalis continuou a activar a sua página de Instagram com conteúdos interactivos, em parceria com outros influenciadores na área de bem-estar e saúde para, também eles, fornecerem dicas de treino e/ou hidratação. Além de Paulo Teixeira, colaboraram com a marca a médica Margarida Santos, o instrutor de kickboxing Pedro Kol e a instrutora de pilates clínico Carolina Andrade e Sousa.

O digital e as redes sociais são importantes para que a marca mantenha o contacto permanente com todos os adeptos do desporto, mas, com o regresso das provas físicas, a Vitalis prepara- se também para voltar a realizar acções de activação nas diferentes provas às quais está associada. «Isto significa ter visibilidade nos pórticos e nos diferentes materiais de comunicação, a oferta de águas aos participantes e acções de incentivo à reciclagem de garrafas», detalha Vasco Ribeiro.

Estas acções visam não apenas transmitir mensagens positivas, como também «proporcionar experiências diferenciadoras nos diferentes pontos de contacto com o consumidor, pois acreditamos que só assim será possível criar elos de ligação fortes e desafiar para que todos os dias se consiga fazer mais e melhor», reitera.

Em termos de activação de produto, a associação da Vitalis ao território do running tem tido como foco a água Vitalis regular e a gama Vitalis+, cujas águas são fonte reforçada de vitamina D, B1 e magnésio, apresentando assim benefícios funcionais que permitem contribuir para o normal funcionamento do sistema imunitário e aportam grande valor para provas de desporto, como é o caso do running.

Até pela sua abrangência, as acções da marca neste território têm permitido impactar os mais diversos targets de diferentes gerações, desde os consumidores mais jovens aos mais adultos. «Isto significa que podemos estar presentes em provas de diferentes estilos de corrida para crianças e adultos (caminhada, trail, meia maratona ou maratona), como apoiar outras modalidades, além de incentivarmos quem pretende ter, ou já tem, um estilo de vida activo. De facto, somos uma marca que, pelas suas características, impacta diferentes públicos, de várias idades », frisa o manager Outras Categorias e Mercados Globais do Super Bock Group.

Acresce o facto de o running, nos seus diferentes estilos (como a corrida ou a caminhada), ser uma modalidade que tem vindo a registar um aumento de novos praticantes todos os anos – mesmo durante o confinamento, tornou-se opção regular para muitas pessoas que quiseram manter a prática desportiva ao ar livre –, o que também contribui para alargar a exposição da marca a mais pessoas.

Porém, a estratégia de Vitalis no território do desporto vai muito além do running, uma vez que a marca apoia também o Movimento Paralímpico, através da parceria estabelecida em 2016 com o Comité Paralímpico de Portugal; no futebol, é parceira dos clubes Futebol Clube do Porto e Sporting Clube de Portugal; e apoia diversas federações desportivas (como as de ginástica, ciclismo ou triatlo) e outras entidades organizadoras de eventos desportivos. Desta forma, a Vitalis está associada a diferentes modalidades e tem uma exposição neste território ao longo do ano.

Quanto ao futuro, passa por consolidar este trajecto, que já conta com duas décadas. «A nossa estratégia desenvolve-se a dois níveis, que caminham lado a lado: por um lado, estamos focados em consolidar a nossa presença na área do desporto; e, em paralelo, pretendemos reforçar o facto de sermos a marca promotora da hidratação em Portugal e, como tal, o desporto desempenha nesta matéria um papel essencial, associado ao incentivo de estilos de vida mais activos e saudáveis», aponta Vasco Ribeiro.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Running”, publicado na edição de Novembro (n.º 304) da Marketeer.

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