55% dos portugueses utiliza as redes sociais para seguir empresas e marcas

O estudo “Os Portugueses e as Redes Sociais”, da Marktest, conclui que mais de metade dos portugueses com uma conta activa nas redes sociais segue marcas e empresas para acompanhar as suas novidades e actividades. O Facebook lidera o ranking das apps mais utilizadas para este fim, mas está a perder quota para o Instagram.

Segundo os dados da edição deste ano do estudo, 55,1% dos utilizadores de redes sociais em Portugal assume acompanhar a actividade de marcas e empresas nas redes sociais, o que representa um crescimento de 3,5% face aos registos de 2020.

Este crescimento verifica-se ainda noutro indicador do inquérito da Marktest, feito a 800 indivíduos entre os 15 e os 64 anos: em média, os inquiridos referem seguir 30 entidades, entre empresas, instituições, marcas e grupos de interesse. Ou seja, ao comparar com as conclusões de 2020, os utilizadores de redes sociais em Portugal seguem agora, em média, mais seis entidades do que no ano passado.

No que toca à rede social de eleição para acompanhar as páginas, o Facebook continua à frente, embora o número de referência ao seu uso tenha recuado de 83,5% para 78,1%, entre 2020 e 2021. No seu seguimento vem o Instagram, cujo indicador aumentou de 55,4% para 65,8%. Este cenário é ainda mais evidente entre os mais jovens, com o Instagram a ser já a rede mais referida para este efeito, com níveis de 72,7%, entre os 15 e os 24 anos, e de 76,0%, entre os 25 e os 34 anos.

No que respeita às actividades mais seguidas, o sector da “Restauração e Culinária” é aquele que atrai mais fãs nas redes sociais, com um total de 56% de referências por parte dos inquiridos. Desta forma, no top 3 de marcas mais seguidas pelos utilizadores de redes sociais em Portugal surgem duas insígnias de grande distribuição: o Continente, indicado por 16,7% dos seguidores de marcas ou empresas nas redes sociais; e o Lidl, com 10% de referências. A Nike, com 9,1%, é a marca que fecha o pódio.

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