Estes são os 10 CEOs mais mediáticos de Portugal
Miguel Stilwell d’Andrade, Chief Executive Officer da EDP, é considerado o líder mais mediático em Portugal. O reconhecimento chega pelas mãos das multinacional Carma, especializada em Media Intelligence e Análise de Informação de Media, que revela hoje os resultados da 2.ª edição do estudo “CEO Media Report Portugal 2021”.
O objectivo do relatório é analisar a forma como os media portugueses exploraram a visibilidade e favorabilidade dos CEO das maiores empresas em Portugal ao longo deste ano. Conclui-se que Miguel Stilwell d’Andrade foi o líder com o maior volume de artigos, apresentando também a favorabilidade mais elevada deste ranking (61,4).
Em comparação com 2020, entraram para o top 10 duas mulheres – Cláudia Azevedo (Sonae MC) e Christine Ourmières-Widener (TAP), em 4.º e 7.º lugar, respectivamente. Constam também outros novos nomes como Andy Brown (Galp) e Carlos Tavares (PSA).
Alexandre Fonseca (Altice Portugal), Pedro Soares dos Santos (Jerónimo Martins), Ramiro Sequeira (TAP) e João Bento (CTT), por seu turno, já faziam parte do ranking e mantêm-se no top 10 dos mais mediáticos. No entanto, todos desceram de posição em termos de favorabilidade relativamente a 2020.
Já no que ao número de artigos diz respeito, apenas Alexandre Fonseca manteve um número idêntico ao do ano passado, enquanto Pedro Soares dos Santos, Ramiro Sequeira e João Bento verificaram um incremento no volume de artigos.
De acordo com o comunicado da Carma, a análise tem em consideração os principais meios de comunicação de imprensa e online nacionais em Portugal, durante os três primeiros trimestres de 2021, recorrendo a avaliações e indicadores internos, nomeadamente o Sistema de Classificação de Favorabilidade (Favourability Rating).
Além disso, a Carma inclui na sua análise uma breve abordagem aos vectores de reputação mais presentes na comunicação de cada CEO e a forma como cada um se expressa perante os stakeholders, com o objectivo de eliminar a subjectividade e focar o relatório em em análises quantitativas e qualitativas.
«Medir o impacto da comunicação e a reputação das marcas e líderes das organizações tem sido um grande desafio para a área de Comunicação e Relações Públicas. Analisar o impacto que a informação dos media atingiu, quer pelo seu volume, quer pela sua favorabilidade, alcance e vetores de reputação é um passo chave para uma correcta gestão da reputação e detecção dos riscos reputacionais para stakeholders, líderes e marcas», refere Luís Garcia, Managing Director da Carma em Portugal & Africa.