Bolt vai pôr condutores à prova: se beber, não pegue na trotinete
A Bolt vai lançar em Portugal uma solução tecnológica que permitirá perceber se os condutores estão sob o efeito de álcool e, assim, impedir que as trotinetes e as bicicletas sejam desbloqueadas. A funcionalidade ficará disponível nas localidades onde a Bolt já está presente, sendo activadas em determinados períodos.
De forma a promover a segurança dos utilizadores e dos restantes ocupantes da via pública, quem quiser usufruir dos veículos não-motorizados da Bolt às sextas e sábados, entre as 23h59 e as 6h00 do dia seguinte, terá de passar num teste cognitivo incorporado na app para assegurar que está apto para conduzir.
Ao digitalizarem o QR code que desbloqueia as trotinetes e bicicletas da Bolt, os utilizadores terão de analisar três imagens. Uma vez que o álcool afecta a velocidade das reacções, o teste irá avaliar o tempo de resposta e, caso seja excedido ou o utilizador decida saltar o teste, a aplicação não permitirá desbloquear a trotinete e irá sugerir, de forma automática, que o utilizador conclua a sua viagem com um motorista da Bolt.
«Na Bolt, a segurança dos utilizadores é a nossa principal prioridade e, nesse sentido, estamos empenhados em fornecer ferramentas inovadoras que permitam uma mobilidade urbana mais eficiente e segura, contribuindo para melhorias na qualidade do ambiente das cidades. Estamos muito entusiasmados por introduzir a primeira inovação tecnológica capaz de avaliar se o utilizador está sob o efeito de álcool», afirma, em comunicado, Santiago Páramo, responsável de micro-mobilidade da Bolt em Portugal.