Luís Araújo na presidência do Turismo de Portugal por mais cinco anos
A secretaria de Estado do Turismo anunciou que decidiu renovar por mais cinco anos a comissão de serviço de Luís Araújo na presidência do conselho directivo do Instituto do Turismo de Portugal.
O gestor, que ocupa o cargo desde Novembro de 2016, manter-se-á assim em funções pelo menos até 2026, assim como os restantes membros do conselho directivo do Turismo de Portugal.
A decisão foi anunciada num despacho assinado por Rita Marques, secretária de Estado do Turismo, e publicado em Diário da República. No documento, Rita Marques sublinha que «o dirigente em apreço cumpriu o estipulado quanto ao termo da comissão de serviço e apresentou o relatório dos resultados obtidos durante o exercício do cargo, os planos e relatórios de actividades e uma síntese da aplicação do sistema de avaliação do Turismo de Portugal, I. P. Foram atingidos os resultados esperados no exercício do mandato.»
«Pelas evidências apresentadas e pelo tempo de convivência, em que tive oportunidade de acompanhar de perto o desempenho do presidente do conselho directivo, destaca-se a excepcionalidade, empenho e proactividade com que exerceu as suas funções e responsabilidades durante o seu mandato, distinguindo-se o trabalho apresentado ao nível da estruturação e apresentação à tutela de um plano estratégico nacional de turismo e de planos de promoção turística de base nacional e regional», reforça ainda a secretária de Estado do Turismo.
A governante lembra, no mesmo despacho, que a «competência» demonstrada ao longo dos últimos anos por parte de Luís Araújo contribuiu para a representação nacional e internacional do instituto, em organismos como a European Travel Comission, à qual preside. E realça ainda a apresentação de um plano de retoma para o sector do Turismo em resposta aos efeitos da pandemia de Covid-19, o Plano Reativar o Turismo | Construir o Futuro, no qual se estabelece «um conjunto de acções e medidas específicas cuja execução se desenvolverá ao longo dos próximos sete anos em alinhamento com a Estratégia para o Turismo 2027.»