Projecto de segurança aérea e luva que ajuda a detectar cancro vencem prémios de inovação da Altice
Já são conhecidos os grandes vencedores da 5.ª edição do Altice International Innovation Award. Criado com o objectivo de reforçar o posicionamento de Portugal no desenvolvimento da inovação, este prémio reconhece um projecto de âmbito académico e outro na área das startups.
Na categoria Academia, o vencedor é o projecto Collision Avoidance on Unmanned Aerial Vehicles using Deep Neural Networks. Trata-se de um framework conceptual focado em veículos aéreos não tripulados, autónomos e em rede, para prevenção da colisão com objectos de dimensão reduzida. Esta solução visa atingir níveis aceitáveis de segurança e confiabilidade e é da autoria de Dário Pedro.
Já na categoria Startups, destacou-se o projecto SenseGlove, que consiste num dispositivo médico de rastreio doméstico e portátil para complementar o convencional auto-exame mamário. Esta “luva” está ligada a uma aplicação móvel e foi desenvolvida pela Glooma.
Este ano, o Altice International Innovation Award entregou também o prémio Inclusive by Fundação Altice, que tem como missão premiar trabalhos que disponibilizem tecnologias de informação e comunicação para a inclusão digital ou soluções tecnológicas de acessibilidade ao serviço dos cidadãos. Este galardão foi atribuído ao Incluudo, que conta com uma plataforma que possibilita a legendagem de meios, tradução, transcrição, descrição áudio e áudio inclusivo.
Quanto aos BfK Awards, que vão já na sua 4.º edição e que são promovidos em parceria com a Agência Nacional de Inovação (ANI), o grande vencedor é a startup Smartex.ai, com uma solução baseada em inteligência artificial e computer vision para inspecção em tempo real de têxteis.