Moya: nova agência pretende chegar ao mundo a partir de Moçambique
Moya é uma nova agência de publicidade de origem moçambicana, que “assume uma essência profundamente local, mas de olhos postos no mundo”. Com uma identidade contemporânea e assente no conhecimento do país, a Moya propõe-se explorar novas formas de pensar as marcas em Moçambique.
Partindo do slogan “alma leve, espírito livre, África Pura”, a Moya vai buscar inspiração para o seu nome à língua changana, que traduz a sua designação para ‘ar’ e ‘espírito’. Quanto à imagem, a escolha recai sobre cinco símbolos da pictografia ancestral Bantu. Apadrinhado pela escritora moçambicana Paulina Chiziane, este projecto propõe-se a explorar novas formas de pensar as marcas do país em que nasce.
«A minha luta sempre foi pela identidade. Moya para mim tem muito significado, Moya é passado, é o presente, é o futuro, é eternidade. É algo muito forte, por isso não resisti ao convite», refere, em comunicado, Paulina Chiziane, sobre o porquê de se ter associado à agência.
Para Filipa Pinto, managing director, a Moya «é mais do que um projecto empresarial. É uma equipa com princípios e uma missão de preservação da cultura moçambicana, com uma entrega de nível internacional e um espaço onde [querem] trabalhar diariamente com um sorriso na cara».