Laboratório de 5G e IA chega a Portugal com investimento da Huawei

A Huawei inaugurou hoje, em Aveiro, o laboratório  5GAIner (5G + IA Networks Reliability Center), no âmbito de um investimento da tecnológica chinesa no mercado nacional e de uma parceria com a Universidade de Aveiro e o Instituto de Telecomunicações.

Esta infra-estrutura, dedicada ao desenvolvimento do 5G e da Inteligência Artificial (IA), está a ser implementada no seguimento do protocolo assinado em 2020 entre as três instituições, com o objectivo de apoiar a indústria na criação, em parceria com a academia, de soluções fiáveis para diferentes sectores que permitam assegurar uma transição bem-sucedida para a sociedade digital em Portugal. A colaboração permitirá à comunidade portuguesa de Investigação e Desenvolvimento (I&D) testar novos conceitos e avaliar a criação de produtos que podem ser explorados para actividades de inovação e desenvolvimento da indústria.

Segundo um estudo divulgado este ano pela Deloitte, 17 mil milhões de euros do crescimento económico em Portugal, até 2035, vão dever-se às inovações introduzidas pela rede 5G. Desta forma, este laboratório deverá potenciar a transição digital, alavancando um passo determinante para a economia portuguesa.

«Este investimento da Huawei em Portugal não só cria um hub de competências na região, como reforça a vontade da empresa em contribuir para a inovação e transição digital do país, explorando todo o potencial de tecnologias, como as redes de quinta geração ou a Inteligência Artificial», refere o CEO da Huawei Portugal, Tony Li.

O 5G + IA Networks Reliability Center está sediado no Instituto de Telecomunicações, mas o seu raio de acção abrange outras áreas da região, incluindo o porto de Aveiro e algumas fábricas instaladas na localidade, como, por exemplo, a Bosch Termotecnologia, onde já decorrem diversos testes, nomeadamente nos sistemas de produção flexíveis e no controlo de localização.

Para assumir a liderança executiva do projecto, na função de Lab director, as três entidades nomearam o professor Rui Luís Aguiar, investigador, docente da Universidade de Aveiro e coordenador nacional de Redes e Serviços do Instituto de Telecomunicações.

Artigos relacionados