Teatro Ibérico organiza festival com artistas emergentes luso-espanhóis
Os próximos fins-de-semana serão de teatro, dança, novo circo e clown no Teatro Ibérico. Localizado na zona Xabregas, em Lisboa, o teatro está a preparar um festival que junta artistas emergentes luso-espanhóis, sempre ao sábado e domingo, entre 30 de Outubro e 28 de Novembro.
Designado Solos Ibéricos, o festival vai contar com espectáculos que abordam problemas sociais de relevo, segundo é desvendado em comunicado. A peça “Toca”, por exemplo, fala sobre o corpo da mulher e a gravidez, pela voz de Cátia Terrinca, que sobe palco já este sábado e domingo, às 21h e às 17h, respectivamente.
«Depois de um período em que o sector da cultura se viu a braços com grandes dificuldades, com salas de espectáculos encerradas durante meses e o público impedido de estar em contacto com as diferentes artes, sentimos que este era o momento para criar um festival diferente», explica Rita Costa, directora do Teatro Ibérico e do Festival Solos Ibéricos.
Em comunicado, a responsável sublinha que o evento une artistas de várias partes da Península Ibérica com o objectivo de descentralizar a cultura e criar lanços entre intérpretes portugueses e espanhóis.
Quem não conseguir passar por Lisboa poderá acompanhar grande parte dos espectáculos via streaming, a partir de qualquer lugar e em directo. Para isso, basta comprar bilhete online através da Ticketline. Também para assistir presencialmente, é necessário fazer reserva por email ou adquirir bilhetes nos locais habituais.
«O festival é mais um passo na missão deste novo Teatro Ibérico, uma casa que quer ser de todos e para todos e que dá voz a artistas de várias partes, sejam eles já estabelecidos ou emergentes. Unir o público e os criadores neste espaço, para que possam pensar conjuntamente sobre os problemas da sociedade actual que nos tocam a todos é o futuro que desenhamos para este palco», acrescenta Rita Costa.