Sabe o que é o idadismo? Pantene quer acabar com preconceito

Por cada produto da gama HairBiology Menopausa comprado, a Pantene compromete-se a doar um euro à Associação Cabelos Brancos, que trabalha para combater o idadismo. Este é um preconceito associado à idade, que faz com que cidadãos mais velhos possam ser discriminados.

A iniciativa tem como missão angariar um valor total de 10 mil euros, segundo adianta a marca de cuidados capilares em comunicado. Este montante será, depois, convertido na promoção de acções de sensibilização e educação contra o idadismo em diferentes contextos, desde investigação a projectos que promovam a intergeracionalidade. Está prevista também a execução do Projecto Histórias da Menopausa.

No fundo, a ideia é partilhar “conhecimentos e experiências, combater estigmas e tabus, derrubar medos e construir uma nova narrativa sobre o envelhecimento feminino, para que a menopausa seja vivida sem preconceitos, de forma descomplexada, informada e construtiva”, segundo explica a Pantene em comunicado.

Dados da Organização Mundial de Saúde mostram que uma em cada duas pessoas, a nível mundial, sofre de idadismo, sendo que as mulheres são especialmente afectadas – já que as rugas e os cabelos brancos são vistos como indesejáveis nas mulheres, mas nem tanto nos homens.

A gama Pantene HairBiology Menopausa nasce também nesse sentido. Fruto da parceria com a Associação Cabelos Brancos, apresenta-se como a primeira gama de cuidados capilares para mulheres na menopausa.

Artigos relacionados