Amazon bane mais de 600 marcas por fraude
Marketplaces como a Amazon podem ser úteis aos consumidores que não sabem exactamente o que pretendem comprar e que recorrem aos comentários de outras pessoas para perceber se determinado produto vale ou não a pena. No entanto, nem todas as críticas apresentadas serão verdadeiras.
Ciente do problema, a Amazon tem vindo a investir no combate à fraude e os mais recentes frutos dessa aposta estão à vista. A tecnológica anunciou ter banido para sempre mais de 600 marcas chinesas por motivos associados a fraude. Em declarações ao The Verge, porta-voz da tecnológica indica que estas insígnias podiam ser encontradas à venda em três mil contas de vendedores diferentes.
O mesmo porta-voz indica que as mais de 600 marcas foram banidas por violarem repetidamente as políticas da Amazon e por fazerem-no de forma consciente, sabendo que estavam a infringir. Um dos principais problemas diz respeito à fraude no campo dos comentários e das avaliações a produtos.
Em alguns casos, as marcas chegam mesmo a oferecer vales de oferta em troca de avaliações positivas. Noutros, optam por enviar este tipo de vouchers somente a consumidores que deixaram uma crítica negativa, na esperança de que possam mudar de opinião.