Worten aposta em IA para reduzir o consumo energético

A Worten anunciou que irá apoiar o projecto de inovação SATO (Self Assessment Towards Optimization of Building Energy), uma iniciativa que recorre à Inteligência Artificial e irá avaliar e optimizar o consumo energético das lojas da empresa.

O foco estará nos equipamentos existentes nos edifícios ou em lojas (no caso da Worten), com o objectivo reforçar os seus compromissos na área da sustentabilidade, nomeadamente no que diz respeito à redução da pegada carbónica e redução do consumo de electricidade.

«A Worten está altamente empenhada nos seus compromissos de sustentabilidade relacionados com a poupança nos gastos energéticos, que contribui directamente para a diminuição da pegada ambiental da empresa. Além disso, este projecto irá criar as ferramentas necessárias e ideais para permitir à comunidade ser mais sustentável. Estamos a falar concretamente de conseguirmos, por exemplo, antecipar avarias, o desgaste e alguns problemas mais complexos dos equipamentos eléctricos e electrónicos que compõem a nossa oferta para o consumidor final», afirma António Fuzeta da Ponte, director de Marca e Comunicação da Worten.

Assim sendo, o software de IA realizará análises autónomas de avaliação e optimização dos equipamentos mecânicos e eléctricos (iluminação, Avac, IT Hardware, móveis electrificados).

Esta solução também permite registar, monitorizar e antever o funcionamento dos aparelhos electrónicos e electrodomésticos existentes nas casas dos clientes. Desta forma, será possível antecipar as necessidades do consumidor, podendo ser activados serviços de pós-venda direccionados (seguros, campanhas de substituição de equipamentos, de reparação, auxílio à poupança da factura eléctrica ou eficiência e certificação energética).

O projecto SATO arrancou no dia 1 de Outubro de 2020 e deverá terminar a 30 de Setembro de 2023. Com um investimento global de sete milhões de euros, o projecto conta com um total de 20 parceiros de sete países europeus, entre os quais a Worten, a única retalhista presente.

Artigos relacionados