Há uma nova marca de sapatos vegan e é portuguesa

Chamam-se Lenna, são vegan, sustentáveis e, acima de tudo, têm ADN português. A nova marca nacional de sapatos foi lançada no início de Julho, pela mão de três amigos de longa data, num conceito que junta alpercatas e ténis num só, e que facilmente se ajusta a diversos cenários.

«Os sapatos são feitos com algodão orgânico e juta. Mesmo as etiquetas são feitas de desperdícios de tecido e os restos de sola são triturados e reutilizados», explica João Glória, um dos fundadores, em comunicado. A ele juntou-se Nuno Cordeiro e Mário Garcia Ribeiro, para fazerem nascer um negócio com o principal objectivo de minimizar a pegada ecológica.

A produção está a ser feita no norte do País. A marca ressalva, contudo, que não é fácil criar um produto vegan, nem fazê-lo por um caminho sustentável, em Portugal. «Ainda que seja evidente um crescimento da consciência ambiental global, há poucos recursos para se conseguir criar uma indústria sustentável e poucos recursos para conseguirmos oferecer produtos vegan», ressalva o responsável.

Mais do que minimizar o impacto ambiental, o trio dos Lenna quer ir mais além e deixar um contributo por cada par de sapatos vendido. Estabeleceram, para o efeito, parcerias com cinco associações solidárias – Oceanos Sem Plástico, Zero Waste Lab, ANEFA, SOS Animal e a Quercus –, para que o cliente possa escolher entre limpar 13 quilos de plásticos das praias portuguesas; limpar duas mil beatas das ruas portuguesas; plantar uma árvore; alimentar um gato abandonado durante um dia, ou até criar uma maternidade para peixes em vias de extinção. «Só assim conseguimos realmente fazer a diferença», garantem os fundadores.

Lançada este verão, com dois modelos – sola alta e sola baixa -, a marca quer agora expandir em breve a sua oferta para a Europa, e ainda lançar uma linha Lenna para crianças.

Artigos relacionados