Acreditar diz que 5 dias de luto parental não chegam e lança petição
Em Portugal, quando um pai perde um filho, tem direito a apenas cinco dias de luto parental. A Acreditar – Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro considera que é pouco tempo e decidiu avançar com uma petição para mudar a lei.
Disponível aqui, conta já com mais de nove mil assinaturas, incluindo de nomes conhecidos como o da escritora Alice Vieira ou do humorista Ricardo Araújo Pereira. Segundo a Acreditar, o objectivo é alargar o período de luto para 20 dias.
Para que a petição chegue ao maior número possível de pessoas, a Acreditar está a promover também uma campanha de comunicação sob o mote “O luto de uma vida não cabe em cinco dias”. A ideia é mostrar aos portugueses que cinco dias não são suficientes para gerir a dor provocada pelo morte de um filho.
“A dar a cara pela campanha estão pais reais que perderam os seus filhos para o cancro e que não tiveram mais do que cinco dias para conter uma dor impossível de descrever. Voluntariam-se por esta causa para que outros pais possam ter mais tempo”, lê-se em comunicado.
A campanha multimeios está a ser divulgada em televisão, rádio e plataformas digitais. A criatividade é da agência Tux&Gill, a produção ficou a cargo da Clara Amarela Films, a sonorização da Dizplay Soundlab e a fotografia de Tiago Fezas Vital. A Luvin’, por seu turno, é responsável pelas relações públicas.