Chef Chakall assume restaurante do Pavilhão de Portugal na Expo 2020 Dubai
A gastronomia portuguesa será um dos principais ingredientes do Pavilhão de Portugal na Expo 2020 Dubai, que se irá realizar entre Outubro deste ano e Março de 2022. Aos comandos da cozinha estará o chef Chakall, que fechou uma parceria com o empresário Pedro Rodrigues para dar a conhecer o melhor do receituário nacional, mas também da produção vínica.
No Al-Lusitano – nome escolhido para o projecto de restauração que junta Chakall e o executive chairman da PLM Global – será possível provar iguarias de diferentes regiões, do Continente às Ilhas, incluindo bolo do caco, peixinhos da horta, ovos com alheira de aves ou pastel de nata. O objectivo é mostrar a diversidade e qualidade da gastronomia nacional, mas respeitando sempre os costumes dos Emirados Árabes Unidos.
Quanto aos vinhos, a carta desenhada terá mais de 200 referências, que também ambicionam ser representativas do que de melhor se produz nas diferentes regiões do País. Todas estas propostas poderão ser provadas numa estrutura com 80 metros quadrados, onde não vão faltar elementos decorativos alusivos à cultura portuguesa, como os azulejos ou a calçada portuguesa.
«Ser português é mais que um passaporte ou cartão de cidadão, é um sentimento. E eu sinto-me português. Vibro e emociono-me quando ouço o hino nacional ou fado. Nada melhor que homenagear o país que me acolheu de braços abertos e do qual me sinto parte integrante através do que gosto de fazer: cozinhar», comenta Chakall.
De acordo com o chef, Portugal inteiro estará à mesa do restaurante do Pavilhão de Portugal na Expo 2020 Dubai, na companhia de um conjunto de marcas que decidiram juntar-se também a esta aventura.
Pedro Rodrigues, por seu turno, conta como a ideia para o Al-Lusitano começou a ser desenhada no ano passado, resultando no projecto que agora vê a luz do dia. «O facto de a empresa que tenho a honra de liderar, a PLM Global, já estar instalada nos Emiratos e ter assegurado a coordenação e a segurança de eventos de grande dimensão foi um plus. Decidimos enfrentar o desafio e criar uma proposta de valor que leve o nível da gastronomia, e da arte de receber portuguesas, no seu expoente máximo», comentou o responsável, no evento de apresentação do restaurante.
Depois da exposição, o Al-Lusitano deverá ganhar nova vida noutros ambientes. A ideia será abrir vários restaurantes sob esta marca nos Emirados Árabes Unidos.