Dou.pt dedica-se aos que querem dar e receber

dateQuantas vezes não lhe ocorreu já que podia doar alguns dos bens que tem em casa e que já não usa? Um berço, um triciclo ou mesmo uma televisão que estão na arrecadação apenas a encher, mas que não sabe a quem dar… Esses seus objectos poderão estar prestes a mudar de mãos. Será apresentada a 31 de Outubro a www.dou.pt, uma plataforma para a doação de bens. São de vários tipos os objectos que podem ser doados, desde livros a carrinhos de bebé, em resposta não só a uma vertente de responsabilidade social como também ecológica, de redução de desperdícios.

Na forma de um site, tanto pessoas singulares como colectivas podem pesquisar e afixar doações, permitindo ligações mútuas e directas de reutilização entre cidadãos privados, IPSS e empresas.

O Dou.pt assume-se como «a solução para estabelecer a comunicação entre os interessados em dar e receber». Nesse sentido, e para facilitar esta comunicação, os resultados das pesquisas aparecem por proximidade geográfica. Já às IPSS é dada a possibilidade de serem avisadas, de forma automática, quando surjam bens do seu interesse na sua área de abrangência.

Na ausência de interessados, o sistema encarrega-se de cruzar o tipo de produto e a sua localização com as várias entidades de reciclagem nacionais, dando ao utilizador a informação de qual a mais indicada e próxima de si.

O acesso ao Dou.pt poderá ser feito através de PC, iPhone, iPad, Blackberry, entre outros dispositivos.

A natureza de comunicação e informação do serviço permite ainda que os resultados sejam mensuráveis em tempo real, em termos geográficos, tipos de produto, peso, volume e outros indicadores estatísticos.

Este serviço público de origem nacional, acessível 24 horas por dia, foi projectado para ter um impacto transversal, sustentável, ambiental, social, económico e, eventualmente, internacional.

Artigos relacionados