Renault transforma Castelo Rodrigo em aldeia com mobilidade 100% sustentável
Castelo Rodrigo será a primeira localidade de Portugal Continental com mobilidade 100% sustentável. O feito deve-se a uma parceria entre a Associação Aldeias Históricas de Portugal e a Renault, que se uniram para converter esta aldeia na primeira livre de emissões de CO2 e ruído.
Como? Uma frota de modelos elétricos da Renault – nomeadamente Twizy, Twingo Electric, Zoe e Kangoo Z.E. – será disponibilizada aos residentes e profissionais que exercem funções no terreno para que se possam deslocar. Também os visitantes de Castelo Rodrigo terão oportunidade de conhecer melhor esta aldeia história a bordo de um veículo eléctrico da Renault.
Segundo a associação, trata-se de um projecto-piloto que poderá estender-se a outras áreas para além da mobilidade. A ideia é “reforçar a Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo como uma referência no domínio da sustentabilidade”.
O protocolo entra em vigor no último trimestre deste ano, quando os automóveis serão colocados à disposição da população, mostrando que este tipo de veículos também pode ser uma solução para territórios de baixa densidade e não apenas para os grandes certos urbanos.
A aldeia de Castelo Rodrigo tem cerca de uma centena de habitantes e, de acordo com a associação, uma actividade económica considerável. Localizada no distrito da Guarda, pode ser encontrada no topo de uma colina com vista para o vale do Côa, estando rodeada por uma antiga muralha.