Amadora BD regressa em Outubro com exposições e sessões de autógrafos
Depois de uma pausa decorrente da pandemia de Covid-19, o Amadora BD está já a preparar o regresso às edições presenciais: de 21 de Outubro a 1 de Novembro, haverá exposições, lançamentos, sessões de autógrafos, apresentações e palestras com autores nacionais e internacionais, sendo que algumas das iniciativas irão decorrer em formato híbrido.
Para garantir a segurança de todos os presentes, o Amadora BD irá ocupar três zonas diferentes da cidade, nomeadamente: o Ski Skate Amadora Park, com o núcleo central; a Bedeteca da Amadora e a Galeria Municipal Artur Bual.
Um dos grandes destaques são os Prémios de Banda Desenhada da Amadora (PBDA) que irão distinguir, pela primeira vez, a Melhor Banda Desenhada de Autor Português com um prémio pecuniário de cinco mil euros. A ideia desta iniciativa é valorizar o livro, mas também devolver o papel de protagonista à banda desenhada, segundo é explicado em comunicado.
“Há mais de 30 anos que o festival apoia a produção de obras deste género literário, em contexto nacional e com impacto internacional”, indica ainda a organização. As inscrições para os Prémios de Banda Desenhada da Amadora 2021 estão abertas e podem participar todas as edições de banda desenhada, publicadas em Portugal, entre Junho de 2020 e Julho de 2021.
São admitidas as publicações com distribuição comercial, com um mínimo de 30 páginas, e/ou as publicações, que sem distribuição comercial, têm no mínimo 12 páginas.